A Rússia desenvolveu sua própria vacina contra o câncer, que será distribuída gratuitamente aos pacientes, já no início de 2025. O anúncio foi feito pelo diretor geral do Centro de Pesquisa Médica em Radiologia do Ministério da Saúde da Rússia, Andrey Kaprin, à Rádio Rossiya, de acordo com a agência de notícias russa Tass.
O imunizante foi desenvolvido em colaboração com vários centros de pesquisa. Está planejado lançá-la em circulação geral no início de 2025. Conforme o diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, Alexander Gintsburg, disse à TASS que os ensaios pré-clínicos da vacina mostraram que ela suprime o desenvolvimento de tumores e potenciais metástases.
A notícia chega meses depois que o presidente russo Vladimir Putin, em fevereiro deste ano, disse que a Rússia estava perto de criar vacinas contra o câncer, algo que revolucionaria o tratamento da doença terminal em todo o mundo.
Além da Rússia, laboratórios em vários países têm realizado pesquisas para a vacina contra o câncer
“Espero que em breve eles sejam efetivamente usados como métodos de terapia individual”, ele acrescentou. Na época, Putin não forneceu detalhes sobre a vacina ou os tipos de câncer que a vacina proposta teria como alvo.
Leia também:
Rede de fake news usa discurso de Simone no impeachment de Dilma para atacar governo Lula
TCE liberou pagamento de honorários a procuradores horas antes do decreto de Adriane
Juíza nega indenização de R$ 20 mil e manda Nelsinho provar pobreza para ter Justiça gratuita
A notícia chega em um momento em que vários países e empresas estão trabalhando para desenvolver suas próprias vacinas contra o câncer. No ano passado, o governo do Reino Unido assinou um acordo com a BioNTech, empresa alemã de vacinas, para lançar ensaios clínicos para “tratamentos personalizados contra o câncer” até 2030. Da mesma forma, as gigantes farmacêuticas Moderna e Merck Co também estão desenvolvendo vacinas experimentais contra o câncer.