Eleita com 75,81% dos votos na primeira eleição, a dona de casa Wanderleia Duarte Caravina, 57 anos, do PSDB, faz história não só por a primeira mulher a comandar a Prefeitura Municipal de Bataguassu. Ela também é a única nos 5,5 mil municípios brasileiros a nomear apenas mulheres no primeiro escalão.
Na maior parte do País, quando houve a preocupação com a participação do sexo feminino na política, os prefeitos se limitaram a compor uma equipe com 50% composta por mulheres. E bradaram o discurso de igualdade de gênero.
Veja mais:
Prefeita confirma permanência de Márcia na Fazenda e Ademar Júnior na “supersecretaria”
Adriane prolonga “reboot” e gestão recomeça sem comando nas pastas e apagão administrativo
Apesar de faltar remédio, vaga em hospital e médico, Adriane terá o maior salário do Brasil
Mais radical, a esposa do deputado estadual Pedro Arlei Caravina, conhecido como Delegado Caravina (PSDB), nomeou apenas mulheres como secretárias municipais. Na equipe do primeiro escalão há apenas um homem, o vice-prefeito Cleyton Silva (PP).
Confira a equipe de Bataguassu:
- Administração e Finanças: Rosemeire Guirado
- Saúde: Aline Cauneto
- Educação e Cultura: Nilza Primo
- Infraestrutura: Eliane Souza
- Assistência Social: Thais Thomazini
- Meio Ambiente e Agricultura: Ana Laura Pereira Martins
- Turismo e Desenvolvimento Econômico: Maria Elenir da Silva
- Esporte e Lazer: Dayane Vidotto.
Para efeito de comparação, até dezembro do ano passado, a prefeita Adriane Lopes (PP), de Campo Grande, contava com a maioria do sexo masculino no secretariado. Das 15 pastas, nove eram comandadas por homens e apenas seis por mulheres.
Wanderleia Caravina cursou Fisioterapia, mas não concluiu o curso. Neófita na política, a dona de casa foi primeira-dama durante as gestões do marido e declarou gasto de R$ 321,9 mil na campanha eleitoral. Teve o apoio de 10 partidos.
“Este é um momento de união e renovação. Assumo este desafio com muita humildade e determinação para trabalhar por uma Bataguassu melhor. Nossa administração será pautada na legalidade, no respeito ao dinheiro público e, acima de tudo, no cuidado com as pessoas”, afirmou a prefeita, no discurso de posse.
“Nosso compromisso é resgatar a saúde de qualidade e investir de forma robusta na educação, pois acreditamos que estes são os pilares fundamentais para o desenvolvimento do nosso município”, frisou.