Um vídeo antigo da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), tem sido utilizado por uma rede de fake news para atacar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A gravação que circula nas redes sociais foi registrada em maio de 2016, quando a então senadora de Mato Grosso do Sul discursou a favor da abertura do processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Na ocasião, Simone criticou os indicadores econômicos no governo da petista e citou dados negativos sobre o PIB (Produto Interno Bruto), que caiu 3,8% em 2015, a inflação, que fechou aquele ano em 10,67%, e o desemprego, que na época era de 9,6%. Críticos do governo Lula estão usando um trecho do discurso no Congresso, há mais de oito anos, como se fosse recente para atacar a atual gestão.
Veja mais:
Com Bolsonaro inelegível, Simone aparece como 4ª opção entre principais adversários de Lula
Festa com Lula em inauguração de mega fábrica marca fim da última gestão do PT em MS
Câmara aprova projeto de Simone e deputado bolsonarista diz que proposta é sua nas redes
Algumas publicações usam o vídeo para dizer que a ministra deixou o governo Lula e pediu o impeachment do presidente da República. A divulgação da mentira fez com que diversas agências de verificação de notícias falsas, durante este mês de dezembro, checassem o discurso para confirmar que se trata de peça de desinformação.
No entanto, a gravação conta com milhares de visualizações e compartilhamentos no TikTok e no Kwai, além de também circular pelo WhatsApp.
Em nota à agência Lupa, a assessoria de comunicação do Ministério do Planejamento e Orçamento classificou a alegação contra Simone Tebet como “fake news”.
Ao contrário do discurso contra a gestão Dilma, Simone Tebet comemorou o desempenho da economia brasileira sob Lula.
“O crescimento do PIB até setembro, em 3,3%, portanto acima das expectativas, mostra que o país está produzindo cada vez mais, gerando renda e emprego. Com medidas que promovam o equilíbrio das contas públicas vamos fortalecer a economia e garantir que as conquistas perdurem. É o Brasil avançando com trabalho e responsabilidade fiscal!”, publicou a ministra em 3 de dezembro
Neste sábado (21), Simone comemorou a aprovação da reforma tributária pelo Congresso durante a semana. “Estamos construindo um sistema mais justo, que cuida de quem mais precisa e agora conta com cashback para famílias de baixa renda. Um Brasil que investe no futuro, incentiva o crescimento e cria novas oportunidades para todos”, postou em suas redes sociais.