Enquanto Francisco Cezário de Oliveira é derrotado na Justiça, o presidente interino da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Estevão Petrallás, vem mostrando força no comando da entidade. Uma de suas maiores vitórias foi conseguir transferir a eleição para 8 de abril de 2025, dois dias após o fim da Série A do Campeonato Estadual.
Petrallás havia deliberado que a escolha do novo presidente da FFMS seria depois da competição, porém, o pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado havia determinado que a eleição fosse neste mês de dezembro. Assembleia extraordinária da federação aprovou a reforma do estatuto e deixou o pleito para abril do ano que vem.
Veja mais:
Francisco Cezário tem liminar negada pelo TJ e vai seguir fora da federação de futebol
Após 28 anos e escândalo, chega ao fim reinado de Francisco Cezário no futebol de MS
Com Cezário deposto, FFMS convoca eleição e Petrallás quer continuar presidente até 2027
Durante o encontro, em 12 de dezembro, foram colocadas em votação duas pautas: a proposta de reforma estatutária e a definição da data para a eleição da entidade.
A primeira votação, sobre a reforma do estatuto, terminou com 45 votos contrários e 23 favoráveis à mudança. Na sequência, foi decidida a data para a eleição do próximo presidente da Federação. Duas datas estavam em disputa: 19 de dezembro de 2024 e 8 de abril de 2025. Com o mesmo placar, prevaleceu o desejo de Estevão Petrallás.
“Nós fizemos de uma forma muito aberta e democrática a Assembleia Geral extraordinária que esses clubes propuseram. Hoje, o resultado foi muito positivo no sentido de preservar principalmente os oito clubes da Série A que votaram a favor da eleição no dia oito de abril”, declarou Petrallás após a decisão.
Uma semana depois, dia 19, a juíza Cíntia Xavier Letteriello, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, negou pedido de liminar para Francisco Cezário de Oliveira, 78 anos, voltar ao comando da federação de futebol. O ex-presidente da entidade é réu por corrupção e organização criminosa, acusado pelo desvio de R$ 10 milhões da FFMS.
Cezário busca anular na Justiça a assembleia extraordinária na qual foi destituído do cargo pelos clubes filiados, em outubro deste ano. O pedido de tutela antecipada foi negado pela 2ª Vara Cível de Campo Grande no fim de novembro e, nessa semana, a relatora da apelação no TJMS rejeitou reverter a decisão da primeira instância.
O Gaeco denunciou Francisco Cezário de Oliveira e mais 11 pessoas, inclusive quatro sobrinhos, pelo desvio de R$ 10 milhões. Eles são acusados pelos crimes de peculato, organização criminosa e até furto qualificado. O processo tramita em sigilo.
Calendário do futebol MS
O calendário montado pela Diretoria de Competições da FFMS começa com a Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense, com a primeira rodada entre os dias 18 e 19 de janeiro e final prevista para o dia 6 de abril. Já a Série B Estadual começa no dia 23 de agosto e a decisão no início de novembro. A competição de acesso tem novidade em relação às edições anteriores, com as equipes sendo formadas por atletas Sub-23, com a possibilidade de até cinco jogadores acima desse limite de idade.
Em relação ao futebol de base, a primeira competição da temporada é o Estadual Sub-13, entre os dias 15 de fevereiro e 29 de março. No dia 19 de abril começa o Campeonato Estadual Sub-15, com final prevista para o dia 9 de agosto. Já o Estadual Sub-20, que aponta os times de Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo de Futebol Júnior, acontece entre os dias 31 de maio e 16 de agosto. A última competição da temporada é o Campeonato Estadual Sub-17, realizado entre os dias 27 de setembro e 7 de dezembro.
O Campeonato Estadual Sub-11, realizado pela primeira vez nesta temporada, seguirá no formato de festival, mas na próxima temporada com edições em Campo Grande, Dourados, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.
A previsão para o Campeonato Sul-Mato-Grossense Feminino é que aconteça entre os dias 12 de abril e 10 de maio e o Feminino Sub-17 acontece entre 30 de agosto e 20 de setembro.
A novidade no calendário é a realização do Prêmio Melhores do Ano, após o encerramento de todas as competições e com data prevista para o dia 13 de dezembro.