Sete anos após o escândalo de desvio de R$ 7,4 milhões no Detran e com as ações por improbidade e penal em sigilo, o deputado estadual Gerson Claro (PP), foi reeleito, por unanimidade nesta quarta-feira (13), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Sem disputa, toda a atual Mesa Diretora foi reconduzida para mais um mandato, que termina em 2027.
Gerson foi preso pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e denunciado por improbidade administrativa e pelos crimes de organização criminosa, corrupção e peculato junto com a cúpula do Detran na época e o empresário José do Patrocínio Filho, dono da Pirâmide Informática.
Veja mais:
Falta de cópias de 2 processos emperra sentença de Gerson Claro sobre desvio milionário
Ação contra Gerson Claro por corrupção e peculato chega perto de desfecho na Justiça
Juíza recua e mantém na 1ª instância ação contra Gerson Claro pelo desvio de R$ 7,4 mi no Detran
As ações tramitam em sigilo na Justiça estadual sem desfecho. O escândalo foi deflagrada em agosto de 2017 e completou sete anos neste ano.
Unanimidade
O deputado estadual Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PL), ensaiou disputar a primeira secretária da Assembleia, mas cedeu aos apelos do presidente por consenso. Sem oposição, a atual direção foi reconduzida para mais dois anos de mandato.
Por unanimidade de votos, foram mantidos nos cargos de 1º secretário o deputado Paulo Corrêa (PSDB) e Pedro Kemp (PT) para 2º secretário.
Os demais cargos da chapa única, denominada Democracia Viva, também foram mantidos com Renato Câmara (MDB) de 1ª vice-presidente, Zé Teixeira (PSDB) na 2ª vice-presidência, Mara Caseiro (PSDB) como 3ª vice-presidente e Lucas de Lima (Sem partido) como o 3º secretário.
A sessão desta quarta-feira (13) teve o pequeno e o grande expedientes suprimidos para a votação como pauta exclusiva, de forma nominal e aberta, além de por escrito em papel entregue ao 2º secretário.
Ao votar, todos os deputados presentes parabenizaram o trabalho da Mesa Diretora reeleita. Pedro Kemp agradeceu e destacou a pluralidade respeitada. Paulo Corrêa disse que tem orgulho de participação da composição desta gestão. Gerson Claro também votou e agradeceu a confiança de todos.
“Meu sentimento é de responsabilidade e compromisso renovado, de fazer tudo o que estiver ao alcance da adminstração para atender a expectativa do cidadão sul-mato-grossense”, disse Gerson Claro.
A posse da Mesa eleita foi convocada por Gerson para o dia 3 de fevereiro de 2025, às 9h, na Sala da Presidência.