O segundo turno das eleições em Campo Grande, que acontece neste domingo (dia 27), é uma data histórica nos 125 anos da cidade. Na Capital que teve apenas duas prefeitas, o embate final entre duas mulheres – Adriane Lopes e Rose Modesto – é uma disputa inédita. Será a primeira mulher eleita prefeita da cidade.
Em todos esses anos, desde o longínquo 1899, Campo Grande teve apenas duas prefeitas: Nelly Bacha (MDB) e a atual prefeita Adriane (PP).
Veja mais:
Rose cita casa na praça, prefeita na folha secreta e ônibus ruim; Adriane reage com Coffee Break
100% Cidades aponta virada na Capital: Rose sobe e chega a 48,4%, Adriane cai para 43,3%
A 48 horas do 2º turno e antes do debate, Rose segue líder com 47,2% e Adriane com 41,80%
Em 1983, Nelly Bacha, então presidente da Câmara Municipal, assumiu o comando da prefeitura por dois meses, entre 14 de março e 20 de maio daquele ano. Ela foi nomeada para o cargo. Os tempos eram de ditadura e não havia voto popular. A indicação partiu de Wilson Barbosa Martins, que era governador de Mato Grosso do Sul.
Campo Grande só voltou a ter uma mulher no comando do Poder Executivo em abril de 2022, quando o prefeito Marquinhos Trad (PDT) renunciou para disputar o governo do Estado e a vice Adriane assumiu.
Nas Eleições 2024, foram sete candidatos a prefeito: quatro homens e três mulheres. Na hora do voto, o eleitorado campo-grandense escolheu por Adriane e Rose, levando a esse inédito segundo turno.
Campo Grande tem 646.198 eleitores, sendo 54% mulheres (349.234) e 46% homens (296.964).
Adriane Lopes
A candidata do PP tem 48 anos, é natural de Grandes Rios (Paraná) e tem graduação em Direito e Teologia, com pós em Administração Pública e Gerência de Cidade.
Casada com o deputado estadual Lídio Lopes, ela entrou na política como vice de Marquinhos. A candidata a vice é a odontóloga Camilla Nascimento de Oliveira (Avante), de 49 anos. A coligação “Sem Medo de Fazer o Certo” é formada por PP, Avante e PRD.
Rose Modesto
A candidata do União Brasil é natural de Fátima do Sul. Irmã do deputado estadual Rinado Modesto (Podemos), ela é graduada m História e já foi professora, vereadora na Capital, vice-governadora, deputada federal e superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste).
A chapa liderada por Rose Modesto tem Roberto Oshiro (União Brasil) na vice. Ele é advogado e primeiro secretário na ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). A “Unidos por Campo Grande” é composta pelo União Brasil e PDT.