O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»Opinião: Golpes e contra-golpes: assim foi o debate entre Rose e Adriane no Midiamax
    Opinião

    Opinião: Golpes e contra-golpes: assim foi o debate entre Rose e Adriane no Midiamax

    jacareBy jacare22/10/20246 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Quem venceu o debate desta segunda-feira? Empatou, segundo o jornalista (Foto: Reprodução)

    Debate promovido pelo site Midiamax, o primeiro envolvendo as concorrentes no segundo turno pela prefeitura de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes, do PP, e Rose Modesto, do União Brasil, começou e terminou com ataques e contra-ataques das candidatas. Fosse um jogo de futebol, o resultado seria um empate de um a um ou dois a dois, no máximo, diria o comentarista da partida. E o jogo contou com dois VAR, como é chamado o árbitro assistente de vídeo, que concedeu dois direitos de respostas, um a cada concorrente.

    Tanto Rose quanto Adriane trocaram insultos o tempo todo. Elas se acusaram de mentir e espalhar fake news durante a campanha.

    Veja mais:

    Análise: Folha secreta, dipirona e Riedel viram temas explosivos no duelo entre Adriane e Rose

    Ataques, problemas na saúde, moradores de rua e mentiras marcam 1º debate do 2º turno

    Rose lidera com 46,67% e Adriane tem 40,08%, segundo pesquisa da Pontual

    Debate foi duro, agora o eleitor campo-grandense tem cinco dias para aguardar a final, que ocorre no domingo, 27.

    O debate seguiu a variabilidade também apontada pelas últimas pesquisas indicando as intenções de votos.

    Ora Adriane aparece em primeiro, ora Rose surge lá em cima. Daqui ao dia do pleito, mais de dois levantamentos eleitorais devem ser divulgados por dia. Haja números que devem seguir a gangorra que deve apontar as favoritas.

    Quem viu o debate notou que Adriane e Rose, ao menos no discurso, sabem exatamente o que a cidade precisa e o que fazer.

    Contudo, uma elástica distância difere uma campanha eleitoral do cumprimento de mandato.

    Logo no início do embate, Rose cobrou da adversária o motivo de escapar do debate articulado pelo SBT e o Topmidianews, semana passada. Adriane disse ter faltado à mesa-redonda porque recebia naquele dia “celebridades” de seu partido, ex-primeira-dama Michele Bolsonaro uma delas.

    Logo caiu na discussão o assunto da vez que já dura semanas: a tal folha secreta que a prefeitura paga milhares de reais a “notáveis” servidores da prefeitura municipal e isso não é contado oficialmente, nos papeis, no portal da Transparência.

    Irritada, Adriane, com decisão judicial na mão disse que a concorrente não poderia nem sequer tratar do assunto porque um juiz da cidade havia lhe concedido recurso que proibia que o tema fosse explorado no período eleitoral.

    Disse ainda que o ex-prefeito Marquinhos Trad, do PDT, era quem devia responder à questão. Adriane era a vice-prefeita da cidade até março de 2022, período que o então prefeito renunciou ao cargo para concorrer ao governo estadual.

    Antes unidos feito amigos para sempre, Adriane foi vice de Marquinhos por quase seis anos e, agora, pelo notado no debate, viraram tenazes rivais.

    Inclusive, a atual prefeita que busca a reeleição sugeriu a Rose que a pergunta deveria ser destinada ao “parceiro dela”, já que hoje o ex-prefeito sobe no palanque da candidata do União Brasil.

    A decisão judicial proíbe Rose de comentar a tal folha secreta na propaganda eleitoral, não em debates. Então, o assunto durou até o fim das discussões. Para quem assistiu ao confronto eleitoral ficou a dúvida, afinal, a prefeitura, com Marquinhos ou Adriane pagou ou ainda paga altos salários a determinados servidores?

    Não é de hoje que o assunto rola em conversas políticas e até entre usuários do transporte coletivo.

    Na boa, quem deveria responder e tomar providências iniciais seria o TCE (Tribunal de Contas Estadual), corte que só existe para fiscalizar os recursos que giram nos órgãos públicos.

    Ou, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, se provocado.

    Rose seguiu no ataque dizendo que recente chuvarada caída na cidade, de meia hora, reduziu a farelo trechos de asfalto espalhado pela capital sul-mato-grossense.

    Emendou citando que unidades de saúde estariam sem remédios para a população.

    De novo, Adriane recorreu à tangência. Afirmou que antes um servidor da saúde teria boicotado a distribuição dos medicamentos. E que hoje, tal servidor, cujo nome não foi citado, se juntou à campanha eleitoral de Rose. Já os remédios, dipirona entre os quais, estariam sendo repostos nas prateleiras das farmácias municipais.

    Lá pelas tantas do debate, Adriane disparou que Rose seria dona de empresa, informação que teria omitido do Tribunal Regional Eleitoral. A candidata do União Brasil confirmou que toca a empresa, que seria de reparos em automóveis, junto à família, mas que tal empreendimento nunca teria firmado contrato com os órgãos públicos.

    A questão levantada por Adriane quis, de fato, saber o motivo de Rose não contar à justiça eleitoral que era empresária. Uma das firmas em questão funciona no estado de Rondônia, consta da declaração feita o Tribuna Regional Eleitoral.

    Tanto a questão da folha secreta quanto as empresas de Rose ficaram assim, sem respostas. Autoridades com força de investigar o caso também devem ter assistido ao debate.

    As discussões entraram no campo político. Adriane quis dizer que Rose fica zanzando em siglas partidárias e que não seria fiel aos colegas de siglas. Ela falou por mais de uma vez que Rose integrava o governo de Lula por chefiar por um período a Sudeco, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste). E, enquanto chefe da Sudeco, Rose trouxe poucos recursos para Campo Grande.

    Como seria, então, se eleita, a relação política com o governador de MS, Eduardo Riedel, do PSDB, que hoje apoia Adriane Lopes, que é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

    Rose disse que mantém cordial relação política com o governador e que isso, em caso de vitória, não seria “problema” ao município. E, quando era deputada federal “ajudou” Bolsonaro a governar. Ou seja, nunca esteve de mal com ninguém.

    Adriane repetiu também por mais de vez o apoio que recebe da senadora Tereza Cristina, do PP. Rose não ficou para trás e avisou que em caso de eleição vai conversar com Tereza.

    Ou seja, se Adriane vencer já conta com a parceria política da senadora e do governador. E, se for o contrário, Rose vai recorrer ao diálogo.

    É isso, o jogo termina no domingo e deve ser uma das partidas mais disputadas e vistas em Campo Grande já há décadas. É com vocês, eleitor e eleitora.

    Celso Bejarano é jornalista e já atuou na Folha de São Paulo, Correio do Estado, Midiamax

    adriane lopes celso bejarano debate midiamax eleições 2024 rose modesto

    POSTS RELACIONADOS

    PT decide após as eleições se lança Fábio Trad para disputar o Governo e evitar W.O. em 2026

    MS 04/07/20252 Mins Read

    Pais de autistas acusam Adriane de desmantelar educação inclusiva e querem anular seletivo

    MS 04/07/20255 Mins Read

    Juíza freia arbitrariedade de Adriane e concede liminar para proibir remoção de outdoors

    MS 03/07/20254 Mins Read

    TJ vê risco de caos na saúde e nega liminar para Adriane anular promoção de 915 servidores

    MS 03/07/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Brics pede solução de dois Estados na Palestina; Irã quer Estado único

    BR 06/07/20255 Mins Read

    Empresário derrota a máquina e candidata de Tereza e André e é eleito prefeito com 53,8%

    MS 06/07/20252 Mins Read

    MPE rejeita acordo e empresário alvo da Tromper vai a julgamento: ‘Voltado à prática de delitos’

    MS 06/07/20253 Mins Read

    Negociações para sistema próprio de pagamento do Brics avançam

    BR 06/07/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.