A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) convocou eleição para escolher o novo presidente que vai substituir Francisco Cezário e concluir o atual mandato até 2027. Dirigente nomeado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Estevão Petrallás confirmou que será candidato no pleito marcado para o dia 1º de novembro.
Logo após a Operação Cartão Vermelho, em maio, com a prisão e pedido de afastamento de Cezário, Petrallás assumiu como interino por 90 dias e, em agosto, foi reconduzido ao cargo por mais três meses, prazo que vence no fim de novembro. Segundo o edital de convocação da eleição, os candidatos deverão ter experiência mínima de três anos como presidente de clubes profissionais.
Veja mais:
Após 28 anos e escândalo, chega ao fim reinado de Francisco Cezário no futebol de MS
Quebra de sigilo revela que Federação de Futebol repassou R$ 5,1 mi a Cezário e sobrinhos
Gaeco denuncia Cezário e sobrinhos pelo desvio de R$ 10 milhões e organização criminosa
Presidente do Operário FC entre 2014 e 2022, Petrallás vê este momento de transição como uma oportunidade de fortalecer o futebol sul-mato-grossense e acredita que a união dos clubes será fundamental para essa construção.
“Este é o momento dos clubes estarem juntos. Estamos otimistas quanto à união em prol de um futebol melhor para o nosso estado. Estamos no momento de todos os envolvidos no esporte trabalharem de forma colaborativa para promover melhorias estruturais e fortalecer a federação e principalmente os filiados”, declara o dirigente.
De acordo com a FFMS, o edital, publicado logo após a assembleia que destituiu Francisco Cezário do comando da federação, em 14 de outubro, estipula que a eleição ocorrerá no próximo dia 1° de novembro, às 14h, em primeira convocação e em seguida, às 14h30, em segunda votação. A eleição acontecerá no Memorial de Cultura Apolônio de Carvalho – Auditório do MIS – 3º andar, em Campo Grande.
As candidaturas devem ser formalizadas por intermédio de requerimento específico e encaminhado no e-mail contato@futebolms.com.br no prazo de três dias corridos, contados a partir da publicação do edital, ou seja, até às 24 horas do dia 17 de outubro de 2024.
O candidato que for presidente em exercício de clube profissional de futebol precisa se afastar do mandato, durante o período de eleição, para poder concorrer ao cargo.