A maioria dos institutos de pesquisa errou o resultado final das eleições para prefeito de Campo Grande. Apesar do cuidado para não repetir o erro do passado, a TV Morena passou vergonha, de novo, com o Quaest, que errou a porcentagem do candidato do PSDB, Beto Pereira. As urnas confirmaram a boca de urna divulgada pelo Instituto Ranking Brasil.
O AtlasIntel antecipou o resultado final dos candidatos, mas errou muito além da margem de erro os percentuais de três candidatos: Beto Pereira, Camila Jara (PT) e Beto Figueiró (Novo). O Novo Ibrape, contratado pelo Campo Grande News, errou a colocação e os percentuais obtidos pelo tucano e pela atual prefeita, Adriane Lopes (PP).
Veja mais:
Boca de urna do Ranking Brasil aponta Adriane e Rose com 30% e Beto com 26%
Candidatos votam confiantes de estar no 2º turno e esperança de surpreender nas urnas
Última pesquisa Ranking mostra disputa voto a voto: Rose 26,2%, Beto 25,30% e Adriane 24,5%
A maioria dos institutos de pesquisas repetiu o vexame das eleições para governador em 2022, quando não apontaram que o vencedor do primeiro turno seria Capitão Contar (PRTB), seguido pelo atual governador Eduardo Riedel (PSDB). O Ibope, da TV Morena, chegou a apontar André Puccinelli (MDB) em 1º, mas ele acabou fora até do segundo turno.
O Instituto Ranking Brasil, que teve todas as pesquisas divulgadas pelo O Jacaré, não conseguiu antecipar o resultado no levantamento resultado na véspera, mas já vinha apontando uma onda a favor da prefeita Adriane Lopes.
Compare as pesquisas e o resultado da eleição
Na véspera, o Ranking cravou, considerando-se a margem de erro de 2%, os números referentes a Rose Modesto (União Brasil), Camila Jara (PT), Beto Figueiró, Ubirajara Martins (DC) e Luso Queiroz (PSOL).
Contudo, a boca de urna do instituto cravou o resultado das urnas: Adriane, Rose, Beto, Camila, Figueiró, Ubirajara e Luso Queiroz. O cientista político Tony Ueno pode soltar fogos para festejar.
Já o Quaest não teve a mesma sorte. O novo contratado da TV Morena apontou que Beto Pereira teria 30% na véspera. Só que o tucano ficou em 3º lugar e conquistou 25,96% dos votos, fora da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos do Quaest. Os números dos demais houve acerto.
O AtlasIntel acertou a colocação dos candidatos, mas errou feio os percentuais de dois candidatos. Conforme o instituto, Beto Pereira teria 16,7% dos votos válidos, mas o tucano conseguiu 25,96% – o erro foi de quase 10 pontos percentuais, muito além dos dois previstos pelo instituto.
Também cometeu a mesma barbaridade com Camila. Para o instituto, a petista teria 15,1% dos votos, mas ela ficou com 9,43%. Também não foi feliz nos percentuais de Figueiró, que teve 2,45%, mas o AtlasIntél previu 5,1%.
O Novo Ibrape pisou na bola com os percentuais de Beto Pereira e Adriane Lopes. Pelo instituto contratado pelo Campo Grande News, o tucano ficaria em 2º lugar e teria 30,1%. No entanto, ficou com 25,96%, abaixo da margem de erro. Adriane ficaria em 3º com 27,2%, mas a prefeita surpreendeu ao chegar em 1º e com 31,63% – o erro foi de 4,47 pontos percentuais.
Apesar de ter apontado Rose em primeiro, o Novo Ibrape acertou a porcentagem dela e dos demais, considerando-se a margem de erro de 3%.