Joalva Moraes – repórter da Educadora FM da Bahia – O papel do eleitor não se encerra com participação nos momentos de eleições. A democracia vai muito além disso. É preciso também acompanhar os representantes para garantir que estes façam um bom trabalho com o mandato que nós, população, confiamos a eles. Mas será que todos sabem como fazer esse acompanhamento?
O professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Samuel Barros, diz ser muito importante que o cidadão tenha consciência de sua responsabilidade após o período eleitoral.
Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, professor Samuel lembra que, atualmente, as redes sociais são fundamentais para que os eleitores interajam mais ativamente com os representantes eleitos. Mas existem outros meios.
A participação do cidadão é fundamental no momento de cobrar o que não está sendo cumprido, elogiar uma atuação positiva, mais ainda é possível por meio desses contatos sugerir outras pautas.
É importante considerar que a participação democrática não se resume a ir às urnas e votar no candidato preferido. A atuação do eleitor, após este período é necessária para garantir o exercício pleno da cidadania.