A composição da Câmara de Vereadores de Campo Grande vai contar com duas mulheres a partir da próxima legislatura, que começa em 2025 e vai até 2028. A vereadora do PT Luiza Ribeiro foi reconduzida ao parlamento municipal com 4.784 votos e terá a companhia de Ana Cláudia Portela, do PL, que foi a escolha de 4.577 eleitores.
Na atual legislativa (2021-2024), Luiza Ribeiro é a única representante do sexo feminino e demonstra uma tendência das últimos anos, de manter um número reduzido de mulheres na Câmara. Também havia apenas uma mulher na legislatura que transcorreu entre 2017 e 2020. Naquele mandato, somente a Enfermeira Cida figurava entre os vereadores, uma reversão da atuação das mulheres na legislatura anterior (2013-2016), quando cinco vereadoras foram eleitas.
Leia também:
Campo Grande elege 15 novos vereadores e PSDB e PP fazem as maiores bancadas;
“Rifadas” por Bolsonaro e PSDB, Adriane e Rose superam adversidades e chegam ao 2º turno;
No embate entre os candidatos mais ricos de MS, Walter Schlatter é eleito em Chapadão do Sul.
Naquela legislatura, Carla Stefanini, Luiza Ribeira e Grazielle Machado atuaram com as vereadoras Professora Rose e Taís Helena, que deixaram os mandatos e foram substituídas por homens.
E, na comparação com a legislação atual, as mulheres estavam entre as opções dos eleitores no período de 2009 a 2012, quando quatro chegaram à Câmara (Magali Picarelli, Tais Helena, Graziele Salgado e Professora Rose Modesto).