Com 646.198 eleitores aptos a votarem, Campo Grande tem tarifa zero nos ônibus do transporte público e itinerário de dias úteis neste neste domingo(6). Hoje os moradores da Capital irão escolher os próximos 29 vereadores e, conforme as pesquisas de intenção de voto, os dois candidatos que participarão do segundo turno, em 27 de outubro.
O decreto de “passe livre” foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) da última quinta-feira (3), e considera a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que dispõe sobre atos gerais do processo eleitoral para as eleições municipais deste ano. A medida ocorre em diversas cidades do País. Segundo a Corte Eleitoral, a proposta garante o acesso ao voto e combate potenciais ilegalidades.
Veja mais:
Em busca da reeleição, vereadores da Capital têm R$ 5,8 milhões para fazer a campanha
Patrimônio de vereadores cresce até 1.150% em 4 anos e Dr. Loester é mais rico com R$ 6,9 milhões
Ex-vereadores que buscam retornar à Câmara tem 8 milionários e apenas uma sem bens
A determinação assegura que todos os passageiros possam utilizar o sistema de transporte coletivo da capital sem custo. Conforme o decreto municipal 16.049, assinado pela atual prefeita Adriane Lopes (PP), o serviço público de transporte de passageiros de ônibus deve operar com frequência, itinerários e frota habitualmente ofertados nos dias úteis.
Disputam a Prefeitura de Campo Grande a candidata à reeleição Adriane Lopes, os deputados federais Beto Pereira (PSDB) e Camila Jara (PT), a ex-vice-governadora e ex-vereadora Rose Modesto (União Brasil), o empresário Beto Figueiró (Novo), Luso de Queiroz (PSOL) e o advogado Ubirajara Martins (DC).
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) estima que a apuração dos votos seja concluída até às 19h, três horas após o encerramento da votação, que vai até às 16h (horário local). O horário de votação é unificado em todo o território nacional.
Antes de ir às urnas eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores, os eleitores devem consultar antecipadamente seu local de votação. A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-Título. E devem levar um documento oficial com foto ao local de votação. Para quem já possui o cadastro biométrico do título de eleitor, é possível apresentar apenas o e-Título na hora de votar.