As campanhas da prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), e de seu principal concorrente, o bolsonarista Rodrigo Basso (PL), devem ser encerradas sem o tradicional comício. Isso porque os eventos estavam marcados para o mesmo dia, nesta quinta-feira (3), no mesmo horário e no mesmo bairro, a poucas quadras de distância um do outro. Temendo risco de provocações e confrontos, o juiz Fernando Moreira Freitas da Silva cancelou as solenidades.
A coligação de Rodrigo Basso foi à Justiça Eleitoral para que fosse determinada a troca de lugar de realização do comício da candidata à reeleição, pois havia protocolado em primeiro lugar o evento de sua campanha, marcado para ocorrer no bairro São Bento. O requerimento foi enviado à Polícia Militar em agosto deste ano, ou seja, com mais de um mês de antecedência.
Veja mais:
Pesquisa do IPP aponta virada em Sidrolândia: Rodrigo com 47% e Vanda com 37,25%
Documentos desmentem versão de Vanda Camilo: prefeita contratou e promoveu delator
Delator rebate Vanda: “ela me contratou” e “esquema bancou cartões de crédito” da prefeita
Já o requerimento sobre a realização do comício de Vanda Camilo foi protocolado em 30 de setembro, também no São Bento. No dia 1º de outubro, ofício enviado à PM informou a mudança de endereço, mas no mesmo bairro, com mesmo dia e horário.
O juiz Fernando Freitas da Silva, da 31ª Zona Eleitoral de Sidrolândia, em sua fundamentação, explica que segundo a legislação eleitoral, deve prevalecer aquele protocolado primeiro, portanto, o da campanha de Rodrigo Basso. Contudo, o magistrado ponderou a situação e decidiu tomar uma decisão mais drástica.
“Contudo, ainda que se determinasse que a Coligação ” O Trabalho não pode Parar” buscasse local mais distante, acabaria sendo um problema, já que ambos os comícios utilizariam aparelhagem de som, atrapalhando o ato do outro, mormente porque estariam muito próximos”, relata o juiz.
“Não se deve esquecer que o acesso ao Bairro São Bento se dá por estritas vias, de modo que haveria o encontro de eleitores de ambas as agremiações”, explica.
“Isso poderia gerar a ocorrência de provocações e confrontos entre eles, não havendo um contingente adequado de policiais na Comarca, para a garantia efetiva de segurança aos presentes aos atos, sobretudo porque é de conhecimento deste juízo acerca do déficit de policiais e de viaturas nesta cidade, havendo uma expectativa de público de milhares de pessoas das duas agremiações”, argumenta.
Além do risco de confronto, o juiz apontou outro fato de “considerável gravidade”, a possibilidade de tempestade em diversas cidades de Mato Grosso do Sul, inclusive em Sidrolândia, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
“Nesses municípios, a previsão é de chuvas entre 20 e 50 milímetros, ao passo que os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h, além da possibilidade de chuvas com granizo”, informa Fernando Freitas da Silva.
Diante disso, “de modo a zelar pela integridade psicofísica dos eleitores e pela paz social aos moradores do Bairro São Bento”, o magistrado determinou o cancelamento dos comícios agendados pelas campanhas de Rodrigo Basso e Vanda Camilo.
A decisão foi proferida nesta quinta-feira, 3 de outubro. Segundo a legislação eleitoral, hoje é o último dia para a realização de comícios e para o uso de aparelhagem de som fixa entre 8h e 24h, com exceção de evento de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por até duas horas.