A senadora Soraya Thronicke (Podemos) passou por momentos de tensão na noite desta terça-feira (1º) dentro do avião presidencial na cidade do México. A parlamentar estava com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja Lula da Silva, e outras autoridades quando a aeronave apresentou problemas, foi obrigada a retornar e ficou voando em círculos por quatro horas antes de pousar em segurança.
De acordo com a assessoria, Soraya relatou que o clima dentro do avião era tenso porque a situação não é normal. Até o avião presidencial pousar no Aeroporto Internacional Felipe Ângeles, no México, a situação foi tensa.
Veja mais:
Soraya conquista assinaturas para abrir CPI e investigar jogos de aposta online
Nelsinho, Soraya e Tereza votam a favor de PEC que anistia partidos de R$ 23 bilhões em multas
Autora de impeachment e bloqueio de bens, Soraya sela paz com Reinaldo em reunião secreta
Dentro da aeronave, a senadora relatou que, apesar do clima tenso, a equipe presidencial conseguiu garantir tranquilidade a todos os passageiros, entre os quais estava a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o chanceler brasileiro Mauro Vieira, o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo, entre outros.
Soraya viajou ao México na equipe de Lula para a posse da presidente mexicana Claudia Sheinbaum.
Uma das hipóteses do problema técnico, e que precisa ser confirmada, é a de que um pássaro teria colidido com a turbina do avião presidencial.
A aeronave VC-1 decolou na tarde de terça-feira, 1°, e, em seguida, apresentou problemas. Por conta disso, precisou ficar voando em círculos para queimar combustível. Por volta das 22h (no horário de Brasília) o avião pousou em segurança no aeroporto.
Lula, Janja, Soraya, Cida Gonçalves e toda a comitiva embarcaram no avião reserva por volta das 22h de ontem para retornar a Brasília.