Uma disputa acirradíssima por uma vaga no 2º turno entre a prefeita Adriane Lopes (PP) e o deputado federal Beto Pereira (PSDB) deve marcar a última semana antes do primeiro turno, previsto para domingo (6), em Campo Grande. A análise é de cientistas políticos, que, com base nas pesquisas, acreditam que Rose Modesto (União Brasil) continua como favorita a chegar em primeiro.
Apesar de pesquisas para todos os gostos e ideologias, todos os institutos mantêm a ex-vice-governadora e ex-superintendente da Sudeco em primeiro lugar, seja isolada ou em empate técnico Adriane e Beto.
Veja mais:
Em campanha marcada por “sumiço”, reta final terá oito pesquisas sobre as eleições na Capital
Beto nega chefiar esquema de corrupção e acusa despachante de ter “objetivos “escusos”
Adriane e Rose empatam em 1º; candidata do União Brasil vence no 2º turno, diz AtlasIntel
Bombardeada pelos problemas da Capital, a prefeita Adriane conseguiu equilibrar o jogo com as denúncias publicadas pelo site Midiamax contra o deputado federal. O jornal tem publicado acusações feitas pelo despachante David Clocky Hofman Chita, de que o tucano seria o chefe da organização criminosa acusada pelo desvio milionário no Departamento Estadual de Trânsito.
Para o cientista político e diretor do Instituto Ranking Brasil Inteligência, Tony Ueno, a equipe de marketing de Beto “comeu barriga” ao usar o horário eleitoral para responder ao jornal eletrônico. “Agora, todo mundo quer saber do que estão acusando o candidato”, ressaltou. Ele disse que o ideal seria uma nota e pronto.
Por outro lado, o cientista político e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Daniel Miranda, avalia que o tucano conseguiu ser ágil na resposta. “Claro que pode haver a divulgação de alguma notícia (verdadeira ou não) bombástica na semana. Final de semana passado Midiamax divulgou aquele vídeo contra o Beto Pereira. Não sei avaliar se isso vai ter impacto significativo ou não sobre os números dele. Mas, a campanha dele reagiu imediatamente”, avaliou.
“Pensando que a disputa será mais acirrada entre Beto e Adriane, claro que Beto provavelmente aumentará ainda mais as críticas aos problemas da cidade e Adriane, por outro lado, tentará não apenas rebater e mostrar que está trabalhando, mas também vai associar o máximo possível o Beto Pereira a imagem de ‘ficha suja’ (algo que ele vem também rebatendo em sua propaganda eleitoral)”, analisou Miranda.
“Então, quem conseguir se comunicar mais e melhor com o eleitorado e ‘colar’ no outro uma imagem negativa, vai se sobressair”, prevê, sobre quem deverá disputar o segundo turno contra Rose Modesto.
Por outro lado, o cientista político e jornalista Tércio Albuquerque, prevê que aumentou a probabilidade de um confronto entre mulheres no segundo turno. Ele avalia que as últimas denúncias contra o tucano devem favorecer Adriane na guerra aguerrida por uma vaga na segunda etapa.
Albuquerque considera a análise de algumas pesquisas divulgadas na semana passada, que apontam Adriane em ascensão e o tucano em baixa. O AtlasIntel põe Adriane em primeiro lugar com 28,6%, contra 27,8% de Rose e, Beto em 3º lugar com 20,5%.
Ele explica que os candidatos se preocuparam mais em lavar roupa suja em público do que apresentar propostas. O cientista política avalia que o tucano está com maior dificuldade para reagir nas pesquisas do que Adriane.
O cientista político Tony Ueno prevê uma disputa acirrada. Ele avalia que, no momento, Beto teve uma pequena queda nas intenções de voto, enquanto Adriane teve uma pequena reação. O Ranking Brasil vai divulgar mais duas pesquisas. A próxima, resultado da coleta de hoje e amanhã, será divulgada na quinta-feira (3), no dia do debate da TV Morena.
A última vai às ruas na sexta-feira e no sábado, com previsão de divulgar o resultado às 19h da véspera do primeiro turno. Ueno diz que o objetivo é chegar ao mais próximo possível do resultado que sairá das urnas no domingo.