Em uma campanha marcada pelo “sumiço” e pesquisas para todos os gostos e ideologias, a reta final da eleição em Campo Grande tem oito levantamentos registrados na Justiça Eleitoral. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, as sondagens podem ser divulgadas de hoje (London) até a véspera do primeiro turno, Instituto Ranking Brasil Inteligência.
O curioso é que a Quaest, contratada pela TV Morena, não registrou, até o momento, a realização do levantamento sobre disputa em Campo Grande. A filiada da TV Globo substituiu o Ipec após o mico da última eleição, quando o instituto apontou o ex-governador André Puccinelli (MDB) em 1º, mas o emedebista terminou em 3º e o 4º colocado, Capitão Contar (PRTB), foi o vencedor no primeiro turno.
Veja mais:
Beto nega chefiar esquema de corrupção e acusa despachante de ter “objetivos “escusos”
Adriane e Rose empatam em 1º; candidata do União Brasil vence no 2º turno, diz AtlasIntel
Juiz nega pedido de Beto Pereira para impedir Rose de chama-lo de “ficha suja” em debate
O primeiro levantamento a ser divulgado é o do Instituto London, que realizou a pesquisa entre os dias 26 e 27 deste mês com 800 eleitores. O levantamento deveria ser divulgado hoje. O instituto não divulgou o último levantamento, mas a pesquisa foi propagada em grupos de aplicativo.
A próxima pesquisa é do 100% Cidades, que ouvirá 600 eleitores da Capital entre os dias 27 e 30 deste mês. A divulgação está prevista para terça-feira (1º). O instituto teve pesquisa suspensa pela Justiça e passou a ser misterioso na divulgação dos últimos números. O Jacaré solicitou as últimas pesquisas, mas não houve nem resposta. Somente a primeira foi enviada pela empresa do Espírito Santo.
Três institutos prometem divulgar os números sobre a sucessão municipal na quinta-feira (3), dia do debate na TV Morena: Ranking Brasil, Paraná Pesquisas e Ômega. O primeiro vai ouvir mais gente, 2 mil campo-grandenses, entre os dias 1º e 2 de outubro deste ano. Ômega ouvirá mil entre os dias 28 e 30 deste mês e o levantamento será divulgado no jornal O Estado de Mato Grosso do Sul. O Paraná vai ouvir 700 pessoas entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro.
O Novo Ibrape ouvirá mil moradores de Campo Grande entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. No entanto, o levantamento só será divulgado na sexta-feira (4) pelo Campo Grande News.
O fechamento será do Instituto Ranking Brasil, que sairá às ruas para ouvir 2 mil eleitores após o debate na TV Morena e tentar cravar o resultado de domingo. As entrevistas serão feitas na sexta e sábado, com o resultado sendo divulgado ainda no sábado (5).
O debate na TV Morena será o evento mais importante da semana em meio ao acirramento da disputa por uma vaga no segundo turno entre a ex-superintendente da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil), o deputado federal Beto Pereira (PSDB), a prefeita Adriane Lopes (PP), a deputada federal Camila Jara (PT), o pecuarista Beto Figueiró (Novo), o advogado Ubirajara Martins (DC) e o cientista político Luso Queiroz (PSOL).