A Prefeitura de Campo Grande investiu R$ 5,1 milhões e concluiu, em tempo recorde e raríssimo na administração pública, o recapeamento de 2,4 quilômetros da Avenida Ernesto Geisel, entre a Avenida Mato Grosso e o Shopping Norte Sul. Motoristas e moradores da região ficaram surpresos com a rapidez da obra, que começou neste mês e deve ser concluída antes do primeiro turno das eleições deste ano, previsto para o dia 6 do próximo mês.
A prefeita Adriane Lopes (PP) disputa a reeleição e está afoita para colher os dividendos da obra. No entanto, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, nega que o recapeamento da avenida, uma das principais vias de ligação entre as regiões norte e sul, tenha caráter eleitoral.
Veja mais:
Rose segue líder com 31%, mas vantagem sobre Beto cai para 5%, segundo Ranking
Na pesquisa favorável ao tucano, Beto sobe e empata com Rose na liderança, diz Novo Ibrape
Rose venceria Beto, Adriane e Camila em eventual 2º turno, aponta pesquisa Quaest
Miglioli afirma que todas as obras estão em ritmo acelerado para aproveitar a estiagem e para serem concluídas antes do período das chuvas, que coincidentemente, começam em outubro. “Estamos aproveitando esse período de abril até outubro, o ritmo acelerado não tem nada a ver com a eleição”, jura o secretário.
De acordo com o secretário, o recapeamento é uma reivindicação de mais de 20 anos. Inicialmente, a obra seria realizada com recursos do Governo federal. No entanto, como o contrato só foi assinado após o dia 5 de julho, a União suspendeu o repasse para não ferir a legislação eleitoral.
A prefeita recorreu a uma manobra, destinou recursos próprios para o recapeamento dos 2,4 quilômetros nos dois sentidos da via, que possui três faixas em cada lado, e acordou com a Caixa Econômica Federal para destinar o dinheiro liberado para o recapeamento de outro trecho. Miglioli planeja recapear entre as avenidas Mato Grosso e Mascarenhas de Moraes.
Para a podóloga Fernanda Bittencourt, a obra do recapeamento realmente foi muito rápida. O prazo de execução de 90 dias. Os trabalhos começaram no dia 2 de setembro e estão praticamente concluídos.
“Se todos os governantes agissem os quatro anos desta maneiras, nossa cidade estaria em outro patamar”, avaliou Fernanda. Ela classificou o empreendimento como “muito bom”. “Tinha passado da hora de fazer o recapeamento”, ressaltou ela. A família dela reside no Bairro Amambaí, a poucas quadras da via, há cerca de 40 anos.
A via estava intransitável e até obrigava o técnico em telefonia, Ramão Vargas, 60, a desviar o percurso para evitar a trepidação e os buracos intermináveis da avenida. Ele só criticou o fato da obra ter sido realizado durante o dia, porque tumultua o trânsito.
Por outro lado, Vargas disse que o ritmo ágil e eficiente para recapear a Avenida Ernesto Geisel deveria ser repetido pela prefeita em outros locais, como a Avenida Gunter Hans, cujo corredor de ônibus está paralisado desde a gestão de Marquinhos Trad (PDT). Adriane não retomou a obra apesar de estar no cargo há mais de dois anos.
De acordo com a secretaria, o trecho entre a Rua Antônio Maria Coelho e a Avenida Mato Grosso foi executado no mês de agosto. Além de recapeado, o asfalto está com nova sinalização.