O deputado federal Beto Pereira (PSDB) cresceu dez pontos percentuais e disparou na 3º pesquisa realizada pela Quaest em Campo Grande. Segundo levantamento, divulgado nesta terça-feira (17) pela TV Morena, o tucano chegou a 25%, enquanto a ex-superintendente da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil), segue na liderança com 31%.
A prefeita Adriane Lopes (PP) permanece isolada em 3º lugar, com 16%, seguida pela deputada federal Camila Jara (PT) com 8%, pelo pecuarista Beto Figueiró (Novo) com 4%, pelo cientista político Luso Queiroz (PSOL) com 1%, enquanto o advogado Ubirajara Martins (DC) e Jorge Batista (PCO) não pontuaram.
Veja mais:
Beto cresce e empata com Rose e Adriane na liderança; Camila vai a 8,70%, aponta Ômega
Apesar de ataques, Adriane reage e ameaça Beto; Rose lidera com 35%, diz Ranking
Rose tem 30,9% e Adriane com 28,4% na única pesquisa favorável à prefeita, diz Ômega
Na pesquisa estimulada, com margem de erro de 3% para mais ou menos, houve redução no número de indecisos de 9% para 6% a 19 dias do primeiro turno das eleições deste ano. O total de brancos e nulos também caiu, de 14% para 9%.
Na estimulada, Rose tinha 34% em julho, oscilou para 33% no mês passado e agora variou para 31%. Já Beto Pereira se manteve com 15% nos meses de julho e agosto. Nesta pesquisa, o tucano saltou para 25% e empatou com a ex-deputada federal no limite da margem de erro.
A prefeita Adriane Lopes (PP) tinha oscilado de 15%, em julho, para 14% no mês passado. Agora, subiu, dentro da margem de erro, para 16%. A pesquisa mostra que a progressista, que já foi abandonada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vai ficando mais longe de eventual vaga no segundo turno, segundo a Quaest.
Já Camila se manteve estável após passar de 6% para 9%, entre julho e agosto. A petista oscilou para 8%. Figueiró dobrou a intenção de voto, de 2% para 4%, enquanto Luso apareceu pela primeira vez no levantamento com 1%.
Espontânea
A pesquisa também apontou empate técnico triplo entre Rose, Beto e Adriane na pesquisa espontânea. Rose passou de 9% para 14%, enquanto Beto Pereira saltou de 7% para 14%. Adriane variou de 6% para 9%, enquanto Camila seguiu estável com 3%. Figueiró se manteve com 1%.
O crescimento dos três primeiros é reflexo da queda no percentual de indecisos entre agosto e este mês, de 71% para 57%.
A pesquisa
A Quaest, contratada pela TV Morena, realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE com o número MS-08123/2024.