Primeiro bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Mariano Danecki morreu, nesta sexta-feira (30), aos 72 anos em decorrência de complicações de uma cirurgia cardíaca. Há nove anos na Capital, ele será velado até às 13h na Catedral de Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio, no Centro da Capital, e depois o corpo será transladado para Cidade Ocidental, em Goiás, onde será sepultado neste domingo (1º).
Ele foi nomeado bispo auxiliar pelo Papa Francisco no dia 24 de fevereiro de 2015. Polonês, ele era auxiliar do arcebispo metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa.
Veja mais:
Religiosos criticam STF e promovem caminhada contra o aborto neste domingo na Capital
Legalização do aborto volta ao debate público com julgamento no STF
Nelsinho e Tereza Cristina apoiam proposta de plebiscito sobre a legalização do aborto
“É com profundo pesar que comunico o falecimento de Dom Mariano Danecki, OFM Conv, ocorrido nesta tarde, no hospital Unimed, onde foi submetido a uma cirurgia cardiovascular”, informou Dom Dimas, em nota publicada nas redes sociais.
O velório começou no início da manhã e segue até o início da tarde. “A Santa Missa exequial será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa, às 13h”, disse a Arquidiocese de Campo Grande.
“Após a Santa Missa, o corpo será trasladado para a Cidade Ocidental-GO, onde se encontra o cemitério Jardim da Imaculada, da Província São Maximilinano Kolbe, dos Frades Franciscanos Menores Conventuais. O sepultamento acontecerá no domingo, 01/09, às 14h”, concluiu.
História
Dom Frei Janusz Marian Danecki foi nomeado pelo Papa Francisco em 24 de fevereiro de 2015 como bispo auxiliar de Campo Grande. Natural de Sochaczew, na Polônia, Danecki era pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Juruá, na Prelazia de Tefé (AM). Ele pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv). Nasceu em 8 de setembro de 1951 e ingressou no Seminário Menor de Niepokalanów aos 14 anos. Foi ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1977, em Sochaczew. Por oito anos