A ex-superintendente da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil) manteve o crescimento, chegou a 37% e ampliou a vantagem sobre o 2º colocado, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência. O deputado federal Beto Pereira (PSDB) tem 22% contra 17,20% da prefeita Adriane Lopes (PP).
A deputada federal Camila Jara (PT) está isolada em 4º lugar com 7%, contra 2,2% do pecuarista Beto Figueiró (Novo), 0,30% do advogado Ubijara Martins (DC), 0,20% do cientista social Luso Queiroz (PSOL), 0,10% de Jorge Batista (PCO).
Veja mais:
Rose amplia liderança e vai 34,3%, contra 21,2% de Beto e 16,8% de Adriane, diz Ranking
Rose lidera com 34% e Adriane e Beto empatam com 15%, aponta pesquisa Quaest
Defesa de Beto diz que lista do TCE só tem efeito midiático para macular imagem de candidato
O instituto ouviu 2 mil eleitores entre os dias 16 e 20 deste mês. A margem de erro é de 2,2% para mais ou menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada com o número MS-01066/2024.
A pesquisa é a primeira realizada desde o início da campanha eleitoral. O horário eleitoral gratuito na TV e no rádio começa no dia 30 com oito candidatos a prefeito em Campo Grande e o cenário ficou definido com a desistência do deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD), do ex-governador André Puccinelli (MDB) e do vereador Professor André Luís (PRD).
Evolução
Rose mantém o crescimento desde fevereiro quando tinha 16%. De acordo com a pesquisa, a candidata do União Brasil acumula alta de seis pontos percentuais em um mês, passando de 31,50%, no início do mês passado, para 34,30% no final de julho, e, agora 37%.
A ex-deputada federal vem ampliando a vantagem sobre o 2º colocado. No início do mês passado, a diferença era de 11,5 pontos percentuais. Chegou a 13% no levantamento anterior. Agora, Rose tem vantagem de 15%.
Beto se consolidou em 2º lugar, mas em um cenário de estabilidade, apesar do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Após ultrapassar Adriane, ele chegou a 20% no início de julho, Chegou a 21,20% no final do mês e, agora, tem 22%. O cenário é de estabilidade.
Para sorte do tucano, a prefeita não se recuperou e continua em 3º lugar, com 17%. Ela tinha 16,20% no final do mês passado. No início de julho, o Ranking apontou Adriane com 17%.
Camila Jara passou de 5%, no início de julho, para 7,60% no final do mês passado. A petista não manteve o crescimento e estabilizou-se em 7%.
Os demais candidatos não tiveram oscilações expressivas. Apesar do esforço, o pecuarista Beto Figueiró não conquistou os bolsonaristas e até caiu, passando de 3,2%, no final do mês passado, para 2,2%.
Espontânea
Na espontânea, sem a apresentação do disco, Rose lidera com 17,40%, seguida por Beto com 14,20%, Adriane com 9%, Camila com 4%, Beto Figueiró com 1%, Ubirajara com 0,2%, Luso e Jorge Batista (PCO) com 0,10%.
Neste cenário, Rose e Beto estão empatados tecnicamente em primeiro lugar. A ex-superintendente da Sudeco passou de 14%, no início de julho, para 17%, enquanto o tucano foi de 11% para 14,20%. Já Adriane ficou estável com 9%, mesmo índice registrado no início de julho.
Os indecisos, brancos e nulos somam 53%, um ponto a menos dos levantamentos anteriores, 54%. Isso significa que mais da metade dos eleitores ainda não tem certeza do voto no primeiro turno.
A pesquisa reflete as alianças e as candidaturas definidas. A próxima deverá refletir o início da campanha eleitoral nas ruas. O horário eleitoral começa no final do mês e será uma nova oportunidade dos candidatos a prefeito tentarem mudar os números.