Candidata da coligação “Juntos pela Mudança”, Rose Modesto (União Brasil) vai abrir o horário eleitoral gratuito no rádio e TV, que começa em 30 de agosto. Já Beto Pereira (PSDB), líder da maior coligação, batizada de “Juntos pela Mudança”, será o candidato com mais tempo de propaganda obrigatória.
Na tarde desta quarta-feira (dia 21), o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), por meio da 53ª Zona Eleitoral, fez reunião para distribuição dos horários reservados à propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão, em Campo Grande. A audiência pública foi conduzida pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho.
Veja mais:
Defesa de Beto diz que lista do TCE só tem efeito midiático para macular imagem de candidato
Partidos usam lista de contas reprovadas do TCE para tentar barrar candidatura de Beto Pereira
Desembargador nega pedido para suspender lista de gestores com contas reprovadas pelo TCE
Além da definição de questões técnicas, houve divulgação do tempo de propaganda destinado a cada partido ou coligação, bem como sorteio para a ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, que vai até 3 de outubro.
A distribuição do tempo obedece a dois critérios: de todo o tempo de propaganda, 10% devem ser divididos igualmente entre todos os partidos, independentemente de terem representação ou não no Congresso. Os outros 90% são distribuídos conforme o tamanho das bancadas eleitas para a Câmara dos Deputados.
Estreia – Em 30 de agosto, Rose Modesto abre a programação. Na sequência, os eleitores verão os candidatos Beto Pereira, Luso de Queiroz (Psol), Adriane Lopes (PP) e Camila Jara (PT). No rádio, a programação eleitoral terá dois horários: das 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Na televisão, a programação destinada aos candidatos vai de 13h às 13h10 e de 20h30 às 20h40.
Tempo – A coligação de Beto Pereira, que reúne PSDB, Cidadania, PL, MDB, Solidariedade, PSD, PSB, Republicanos e Podemos, terá direito à maior fatia: 4 minutos e 58 segundos. Apesar dessa modalidade de propaganda ter perdido terreno com o avanço das redes sociais, o tucano espera fazer do tempo maior um trunfo na corrida eleitoral.
A coligação “Brasil da Esperança”, liderada por Camila Jara, ficou com 1 minuto e 43 segundos. A candidata do PT tem apoio do PcdoB e PV.
A coligação de Rose Modesto (Unidos por Campo Grande), que reúne União Brasil e PDT, terá direito a 1 minuto e 35 segundos. Adriane Lopes, da coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, terá 1 minuto e 17 segundos. A chapa tem PP, Avante e PRD. Candidato do Psol, com apoio da Rede, Luso de Queiroz terá breves 27 segundos.
Os candidatos Beto Figueiró (Novo), Ubirajara Martins (DC) e Jorge Batista (PCO) não terá direito à propaganda eleitoral no rádio e TV.