O início das obras do Shopping Cidade Morena, na saída para São Paulo, foi adiado, mais uma vez. Agora, a construtora ICH (Ícone Costa Hirota) promete começar a construção no final deste ano ou início de 2025. O negócio parece promessa de político, só fica na promessa e nunca sai do papel. O investimento de R$ 300 milhões é cogitado há 10 anos e nunca saiu do papel.
O terreno onde o novo shopping será construído segue tomado pelo matagal. Nem a terraplanagem foi feita no imóvel localizado ao lado do Fort Atacadista, na Avenida Gury Marques, na região do Bairro Los Angeles.
Veja mais:
Empresa com capital social de R$ 10 mil promete iniciar construção de shopping das Moreninhas
Jacareí vive a mesma expectativa das Moreninhas e construção de shopping vira lenda
Prometido há 10 anos, Shopping das Moreninhas é marcado por adiamento do início das obras
Na semana passada, o grupo voltou a divulgar novo “cronograma” das obras do Shopping Cidade Morena. A expectativa é que tenha início no final de 2024 ou início de 2025. A inauguração deverá ocorrer no segundo semestre de 2026. O empreendimento deverá gerar 2 mil empregos.
A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) liberou as licenças necessárias para o novo shopping em julho do ano passado. No entanto, de acordo com a ICH, o atraso é reflexo da morosidade nas liberações de outros setores. A empresa não detalhe onde está ocorrendo a morosidade.
Apesar de nenhum tijolo ter sido colocado no terreno, a empresa já anunciou que contratou os serviços de elétrica, hidráulica e ar-condicionado do Shopping Cidade Morena. “A contratação dos projetos complementares está sendo feita agora, com profissionais de excelência em suas áreas e extremo foco na sustentabilidade. O cronograma de início das obras está mantido para o final de 2024, mas se alguns desses projetos demandarem mais tempo para serem concluídos, as obras podem atrasar. Não é o que queremos, mas é uma parte do processo de uma obra da magnitude do Cidade Morena”, disse Patrick Gontier, diretor do ICH.
O projeto deverá privilegiar empresas e profissionais locais, como a RBK Construções, Construtora Maksoud Rahe, suporte jurídico do escritório Almeida Advogados e o marketing e branding da Salti Design.
O Shopping Cidade Morena sofre um atraso sem precedentes na Capital. Os outros centros comerciais, como Norte Sul, Pátio Central e Bosque dos Ipês foram anunciados, construídos e inaugurados em menos de dois anos.
O shopping das Moreninhas é cogitado desde o mandato de Nelsinho Trad (PSD). O início das obras chegou a ser anunciado em 2017, mas também não se efetivou.
A obra terá 29,5 mil metros quadrados de área construída. A expectativa é gerar 2 mil empregos diretos. A praça da alimentação terá 1,5 mil lugares e o estacionamento capacidade para 860 veículos. Haverá cinema, lojas âncoras e 110 lojas satélites.