Divulgado ontem (dia 14) pelo Ministério da Educação, o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) não tardou a entrar na campanha eleitoral para a prefeitura de Campo Grande.
Atual prefeita, Adriane Lopes (PP), que busca a reeleição, classificou os resultados como “avanços notáveis” e comparou os números da Reme (Rede Municipal de Ensino) com a Rede Estadual. Na corrida eleitoral da Capital, o governador Eduardo Riedel (PSDB) endossa a candidatura de Beto Pereira.
Veja mais:
Nelsinho repete Bolsonaro e implode candidatura do PSD no interior para apoiar PSDB
Nelsinho rifa candidatura de Pedrossian Neto e PSD vai apoiar Beto Pereira para a prefeitura
Saída de Marquinhos e debandada na Câmara vão implodir PSD e isolar Nelsinho no Estado
“Desde o início da nossa gestão, temos priorizado medidas que abrangem desde a infraestrutura escolar, com reformas e aumento de vagas, até a qualidade da merenda escolar e programas de recomposição de aprendizagem. A valorização dos nossos professores, com melhorias salariais, promoções e a realização de concursos, também é parte fundamental da nossa estratégia para melhorar o Ideb nos próximos anos. Já estamos vendo resultados positivos na aprendizagem dos alunos, o que é muito encorajador para Campo Grande”, afirmou Adriane.
De acordo com os dados divulgados pela campanha da candidata, as escolas municipais de Campo Grande alcançaram nota de 5,3 nos anos iniciais do ensino fundamental, superando a rede estadual, que obteve 4,0.
Nos anos finais, a Rede Municipal atingiu a nota de 4,8, enquanto a estadual ficou em 4,7. Adriane destaca que, apesar dos desafios trazidos pela pandemia, a administração municipal adotou diversas ações para recompor a aprendizagem, especialmente através de programas nos contraturnos escolares. Essas iniciativas começaram com os alunos dos anos iniciais e, em 2024, foram expandidas para os anos finais, com aumento do número de estudantes.
Dentre as ações, está o programa “Aprender Mais REME”, focado no reforço de Português e Matemática, e a aplicação de simulados periódicos que permitem ajustes contínuos nas estratégias de ensino. Em 2023, o projeto atendeu mais de 5 mil alunos em 98 unidades escolares, com o apoio de 180 professores.
Em 2024, o atendimento foi ampliado para os anos finais do ensino fundamental, beneficiando mais de 8 mil alunos.
Para a atual chefe do Poder Executivo, os dados do Saeb 2023 (Sistema de Avaliação da Educação Básica) indicam melhorias claras na aprendizagem. Nos anos iniciais, as notas de Português subiram de 201,11 em 2021 para 202,83 em 2023, enquanto em Matemática, os alunos passaram de 205,25 para 209,45 no mesmo período. Esses resultados justificam a nota média padronizada de 5,65 no Saeb.
O Ideb, calculado a cada dois anos, leva em conta as notas do Saeb e as taxas de aprovação dos alunos, conforme o Censo Escolar.