A cautela do consumidor sul-mato-grossense prossegue e as vendas no comércio para o Dia dos Pais devem repetir o Dia das Mães e ter queda de 7% em relação ao ano passado. Apesar da menor movimentação econômica, a expectativa é considerada “boa” e os gastos com presentes e celebrações esperam atingir o valor de R$ 349,88 milhões na economia do Estado.
Os dados são da pesquisa do Instituto de Pesquisas da Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) e do Sebrae-MS. Em 2023, a data movimentou R$ 360,6 milhões, sendo R$ 158,4 milhões com presentes e R$ 202,2 milhões com as celebrações. Neste ano, os consumidores devem gastar R$ 148,30 milhões para presentear as figuras paternas e R$ 201,58 milhões em festas.
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A queda no total, de 7%, representa o mesmo patamar registrado em relação ao Dia das Mães entre 2023 e 2024, que passou de R$ 515,7 milhões no ano passado para R$ 478,8 milhões neste ano. Mas o ‘tombo’ é menor em relação ao Dia dos Namorados, que teve queda de 13% nestes anos.
O levantamento, realizado nos municípios de Bonito, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Coxim, Ladário, Ponta Porã e Três Lagoas, entre os dias 24 e 29 de junho, mostra o gasto médio total de R$ 412,97, sendo R$ 198,77 com presentes e R$ 214,20 com celebrações. Entre os entrevistados, 50,23% afirmam que vão presentear os pais ou alguma figura paterna no próximo domingo, 11 de agosto.
A pesquisa aponta que 54% dos entrevistados buscam qualidade do produto que pretendem adquirir como fator principal na hora da compra, 27% vão comprar o presente preferido do homenageado, 10% decidem conforme o que veem nas vitrines, 5% seguem dicas de amigos e familiares, e 4% pelas propagandas.
Entre os que vão presentear, as preferências são as roupas (42%), seguidas pelos perfumes e cosméticos (24%) e calçados (21%). Na hora da compra, 64% preferem o pagamento à vista e 30% escolhem parcelar, sendo que 86% vão presencialmente às lojas escolher o presente, enquanto 11% optam pela comodidade da internet.
Entre os que vão às ruas fazer a compra, 70% decidem ir ao centro da cidade, 19% ficam pelos bairros, 9% preferem os shoppings, e 1% as galerias.
Pretende comemorar o Dia dos Pais 63,35% dos entrevistados, destes, 87% vão passar o dia reunido com o pai e preparar uma refeição e 8% vão a restaurantes.