Com a recusa de políticos de fora, a prefeita Adriane Lopes (PP) recorreu a uma solução caseira e também terá chapa pura nas eleições deste ano. Ela anunciou, nesta segunda-feira (5), que o candidato a vice-prefeito será o deputado federal Luiz Alberto Ovando, o Dr. Ovando (PP), o 3º bolsonarista sul-mato-grossense na Câmara dos Deputados.
A opção pelo médico cardiologista e famoso pela fidelidade ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorreu após o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB) recusar o convite feito pela senadora Tereza Cristina (PP). Também foram cogitados o ex-prefeito Alcides Bernal (PP) e o pecuarista Beto Figueiró (Novo).
Veja mais:
Partido de Delcídio trai vereador e rifa candidatura de André Luís na convenção
Marquinhos reinicia como candidato a vereador e diz que Rose tem experiência e independência
Capitão Contar descarta ser vice de Adriane e PRTB não consegue lançar nem vereador
Para o deputado estadual Lídio Lopes (sem partido), marido da prefeita, a escolha torna a chapa competitiva. Natural de Corumbá (MS), Dr. Ovando é médico clínico, cardiologista, geriatra e professor universitário. Ele se considera ativista político desde 1998 e está no segundo mandato como deputado federal.
Apesar de ter ganhado fama como representante da direita, o deputado foi filiado 14 anos ao PPS, sucessor do Partido Comunista e atual Cidadania. Ele ainda foi filiado ao PSC, PSL e União Brasil. Ele foi para o PP após a criação do União Brasil.
Na Câmara dos Deputados, ele sempre vota com os bolsonaristas, ao lado dos deputados federais Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, ambos do PL. Dr. Ovando defende as principais teses de Bolsonaro, inclusive as polêmicas, como o tratamento precoce para covid-19 e o uso da ivermectina.
Só dois candidatos, Beto Pereira (PSDB) e Luso Queiroz (PSOL), não terão chapa pura nas eleições deste ano, confira os candidatos a prefeito e seus respectivos vices:
Confira os candidatos e vice:
- Adriane Lopes (PP) – Dr. Luiz Ovando (PP)
- Beto Figueiró (Novo) – Cinthya Duailibi (Novo)
- Beto Pereira (PSDB – Coronel Neidy (PL)
- Camila Jara (PT) – Zeca do PT
- Rose Modesto (União Brasil) – Roberto Oshiro (União Brasil)
- Ubirajara Martins (DC) – João Faria (DC)
- Luso Queiroz (PSOL) – Lya Santos (Rede)