O ex-deputado estadual Renan Barbosa Contar, o Capitão Contar (PRTB), rejeitou o convite para ser candidato a vice-prefeito de Adriane Lopes (PP). Após chegar ao segundo turno nas eleições estaduais de 2022, quando o bolsonarista conquistou mais de 612 mil votos, o seu partido não conseguiu nem montar uma chapa de candidatos a vereador em Campo Grande.
Na convenção realizada na tarde deste sábado (3), na Capital, ele acabou com as esperanças da senadora Tereza Cristina (PP), de contar com o ex-deputado para garantir parte dos votos da direita e extrema-direita para Adriane.
Veja mais:
Sem candidato a vice, Adriane Lopes ataca Beto Pereira ao lembrar que não tem a ficha suja
Rose diz ter coragem para enfrentar o “jogo sujo” pelo sonho de ver “Campo Grande melhor”
Convenções selam candidaturas com Rose em alta e Adriane em busca da reação
Capitão Contar revelou que teve o convite para ser vice de Rose e Adriane. A ex-superintendente da Sudeco anunciou o primeiro secretário da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Roberto Oshiro (União Brasil) como companheiro de chapa. O ex-deputado disse que aguardaria a divulgação de pesquisas para tomar uma decisão sobre o convite feito pela ex-ministra da Agricultura.
O PRTB não vai lançar nenhum candidato a vereador em Campo Grande. O partido, com Capitão Contar, teve 384.275 votos no primeiro turno na disputa do Governo do Estado em 2022. No 2º turno, ele perdeu para Eduardo Riedel (PSDB), mas conquistou 612.113 votos.
A crise no partido começou com a morte do presidente nacional, Levy Fidelix. “O PRTB nacional agora está sob novo comando e hoje temos uma maior segurança para encabeçar candidaturas próprias no futuro. Nosso objetivo é muito claro: vamos construir, a partir destas eleições, os seus diretórios a nível estadual e municipal, visando 2026”, explicou.
“A partir dos resultados de pesquisas eleitorais, somados à opinião pública e aos recentes desdobramentos políticos no estado, o partido decidiu não lançar candidatura para vice nem à prefeitura de Campo Grande. Temos um projeto em andamento de disputar uma das vagas de Senador em 2026”, explicou.
Os filiados foram liberados para se filiarem a outros partidos para disputar as eleições deste ano, como é o caso do ex-deputado estadual Rafael Tavares, que se filiou ao PL.
“Deixei o partido preparado para ter a liberdade de decidir. Estarei analisando o melhor plano de governo para Campo Grande, as coligações e alianças partidárias confirmadas. Manterei a neutralidade até analisar todas as possibilidades. E no futuro, poderemos apoiar alguém”, afirmou, não descartando descer do muro ainda nas eleições deste ano na Capital.
“Como nossos ex-filiados e apoiadores migraram para outros partidos, decidimos não fazer coligações neste momento. Assim, tenho a liberdade de apoiá-los individualmente nessas eleições, tanto na capital, como no interior”, disse.
Capitão Contar não descarta seguir o exemplo do ex-presidente Jair Bolsonaro e apoiar o candidato a prefeito do PSDB, Beto Pereira. ““Rose é uma mulher guerreira que me apoiou no segundo turno e que tem um time muito bom. A Adriane está buscando a reeleição e tem ao lado dela a senadora Tereza, que é uma referência e tem o Beto Pereira (PSDB), que tem o apoio do Bolsonaro”, afirmou o ex-deputado, conforme o Campo Grande News.