A vereadora Janete Córdoba (PSDB) ampliou a liderança na disputa pela Prefeitura de Amambai, conforme a segunda pesquisa registrada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência no município. Além de ver a tucana crescer, o ex-prefeito Sérgio Barbosa (MDB) teve uma leve queda em relação ao levantamento realizado em maio.
Com a saída do vereador Valter Brito (PSDB), preso e denunciado por chefiar uma organização criminosa na Operação Laços Ocultos, a disputa deve ficar polarizada entre a candidata do PSDB e o adversário do MDB. O terceiro colocado, Renato Habitzreuter (Novo), vem bem atrás, com apenas 2%.
Veja mais:
Vereadora do PSDB tem 38%, contra 28% de ex-prefeito do MDB em Amambai, diz Ranking
Apesar de escândalo, Vanda continua favorita e chega a 38% em Sidrolândia, segundo Ranking
Rose amplia liderança e vai 34,3%, contra 21,2% de Beto e 16,8% de Adriane, diz Ranking
O levantamento ouviu 500 eleitores entre os dias 24 e 28 de julho. A margem de erro é de 4,3% para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MS-09445/2024.
Na espontânea, Janete lidera com 22%, contra 11% de Sérgio, 1% de Renato, 0,8% de Igor Lima, 0,6% de Hilto Cézar, 0,4% de Luciney Bampi (PP), sendo que 1% citou outros nomes e 63,2% não não sabem ou não responderam.
Neste cenário, em que o eleitor não é informado sobre a lista de candidatos, Janete cresceu em relação aos 17% que tinha em maio. Barbosa também melhorou seu desempenho, já que tinha 9%.
Na estimulada, Janete tem 43%, contra 27% de Sérgio, 2% de Renato Habitzreuter, 1,2% de Igor Lima, 1% de Hilto Cézar, e 0,8% de Luciney Bampi; sendo que 25% não sabem ou não responderam.
Cenário mais próximo de refletir o pleito de outubro, a vereadora tucana também cresceu em relação a maio, quando teve 38%. Já o emedebista caiu um ponto percentual frente aos 28% que tinha anteriormente.
No quesito rejeição estimulada, Luciney Bampi lidera com 25%, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi 5%, seguida por Sérgio Barbosa, com 20%, após registrar 11% em maio.
Logo depois aparece Renato Habitzreuter com 10%, sendo que na anterior o percentual foi 1%, Janete Cordoba, com 8,4%, que também passou a ser mais rejeitada, ante o 4% de anteriormente.
Mais atrás estão Igor Lima, com 7,6%, primeira vez nesta lista, e Hilto Cézar, com 6,2%, que também aparece pela primeira vez, enquanto 22,8% não sabem ou não responderam, uma queda expressiva em relação aos 71% de maio.