Para não deixar dúvidas do seu apoio ao candidato a prefeito Beto Pereira (PSDB), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou vídeo ao lado do tucano para sacramentar a indicação da ex-subocomandante da Polícia Militar, coronel Neidy Nunes Barbosa, como candidata a vice-prefeita. O governador Eduardo Riedel (PSDB) e o presidente regional da sigla, ex-governador Reinaldo Azambuja, também participaram do encontro em Brasília.
Coronel Neidy foi a primeira mulher a alcançar o coronelato na Policia Militar de MS, primeira subcomandante e primeira a assumir o Comando Geral da instituição. Nesta terça-feira, ela assinou a ficha de filiação ao PL, que foi abonada diretamente por Bolsonaro.
Veja mais:
Pesquisa Quaest: Rose é forte entre mulheres e idosos; Adriane evangélicos e Beto, os mais ricos
Rose lidera com 34% e Adriane e Beto empatam com 15%, aponta pesquisa Quaest
No meio dos tucanos, Bolsonaro desejou sorte a nova filiada e ao candidato do PSDB. Antes de oficializar o apoio ao deputado federal Beto Pereira, Bolsonaro sinalizou lançar a candidatura a prefeito do ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), do deputado estadual João Henrique Catan (PL), do ex-deputado Rafael Tavares (PL), do amigo Tenente Portela (PL) e até chegou a firmar um acordo com a senadora Tereza Cristina para apoiar a reeleição de Adriane Lopes (PP).
A convenção do PL que vai homologar a candidatura da Coronel Neidy como vice-prefeita na chama encabeçada por Beto Pereira acontece nesta sexta-feira (2), na Câmara Municipal de Campo Grande.
A Coronel Neidy foi a primeira subcomandante (2010-2012) e primeira a assumir o Comando Geral (2023) da instituição em Mato Grosso do Sul. Neidy ingressou na PM em 1993 e ocupou recentemente o sub-comando-geral da PMMS. Bacharel em direito pela UCDB, ela acumula seis especializações na área da segurança pública.
Casada com o tenente-coronel PM da reserva Edinaldo Pinto Centurião, ela tem dois filhos, João, de 23 anos, e Yara, de 20. Natural de uma família ribeirinha de Coxim, dedicada à produção de leite, ela foi cedo para Costa Rica com o intuito de estudar. Lá, com 17 anos, o destino a levou a prestar o concurso para a Polícia Militar, no qual foi aprovada em segundo lugar.
O que começou por acaso, tornou-se propósito de vida. “Descobri cedo que na Polícia Militar podemos cuidar das pessoas. Este é o grande propósito da instituição. A segurança pública passa por ajudar as pessoas”, afirma.
Acostumada a lidar com crises e situações desafiadoras por conta de sua profissão, Neidy Barbosa considera que sua bagagem como policial militar traz elementos importantes no desafio de ser vice-prefeita da capital. “Lidar com crises e dificuldades é uma habilidade que a gente desenvolve ao longo da carreira. Quero usar isso para encarar os desafios que Campo Grande apresenta e ajudar Beto Pereira a encontrar as soluções”.
Ainda falta definir os candidatos a vice-prefeito de Adriane Lopes (PP), que aguarda resposta do Capitão Contar, e de Rose Modesto (União Brasil), que estuda três nomes: Roberto Oshiro, Alírio Villassanit, o Coronel Alírio, e o médico e vereador Lívio Viana Leite, o Dr. Lívio, todos do União Brasil.