O PSOL oficializou, na convenção realizada na noite desta terça-feira (23), o cientista social Lucas Gabriel de Souza Queiroz Batista, o Luso Queiroz, 30 anos, como candidato a prefeito de Campo Grande. Ele propõe ampliar os investimentos em saúde com a construção de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento Pediátrico) e colocar o Hospital Municipal no Centro da Capital, de forma a facilitar o acesso para a população de todos os bairros.
No encontro, o candidato criticou a prefeita Adriane Lopes (PP) por planejar construir o novo hospital no Bairro Chácara Cachoeira. Além de ser área nobre, a área fica no extremo da cidade, na saída para Três Lagoas, beneficiaria os mais ricos e dificultaria o acesso à população de outras regiões.
Veja mais:
Beto lamenta “lista” do TCE e destaca que houve questionamento só de três em 1,5 mil contratos
TCE inclui Beto e candidatos favoritos na lista de contas reprovadas; liminares “salvam” tucano
Além de Capitão Contar, Adriane Lopes cogitou Beto Figueiró e Bernal como candidato a vice
“Se fosse para construir no extremo, poderia construir no Nova Lima, que não tem tanto hospital como o Chácara Cachoeira. Eu gostaria que fosse no Jardim Noroeste, mas também é extremo e fui alertado por líderes comunitários de que não seria uma boa opção”, afirmou Luso. Ele propõe que o novo hospital seja construído na região central, com acesso fácil do transporte coletivo.
Luso também defende a transformação dos quatro centros regionais de saúde em UPA, para garantir modernidade no atendimento e obter maior participação do Governo federal na manutenção da saúde.
O candidato do PSOL, que terá a servidora pública Lya Santos (Rede) como candidata a vice-prefeita, defende a construção de escolas municipais de educação infantil para zerar a fila de espera. Ele disse que a proposta é possível porque São Paulo, na gestão de Bruno Covas (PSDB), conseguiu atender a todas as crianças na idade de zero a seis anos.
Um dos problemas na Capital, a violência promete ser solucionado com parcerias com a Polícia Civil, de acordo com o candidato, para monitorar os pequenos furtos de celulares, notebooks e joias. Ele ainda propõe transformar a região central em centro cultural com bares, restaurantes e hotéis para impulsionar a economia e acabar com o abandono do Centro.
Luso Queiroz foi representante da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e filiado ao PCdoB e PDT e participou da fundação da UP (Unidade Popular). Ele é o segundo candidato a prefeito oficializado nas eleições deste ano.
A primeira foi a deputada federal Camila Jara (PT), que terá como vice, o ex-governador Zeca do PT. O deputado federal Beto Pereira (PSDB) e o advogado Ubirajara Martins (DC) realizam convenção no sábado (27). O pecuarista Beto Figueiró (Novo) faz convenção no dia 30.
No último sábado para a realização das convenções, dia 3 de agosto, deverão ser oficializadas as candidaturas a prefeito de Adriane Lopes (PP), Rose Modesto (União Brasil) e Professor André Luís (PRD).