O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), retomou o 2º lugar na disputa pela Prefeitura de Dourados, segundo a quarta pesquisa registrada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência no município, divulgada nesta segunda-feira (22). A pouco mais de dois meses das eleições, o ex-deputado Marçal Filho (PSDB) segue líder absoluto, com uma margem confortável para os concorrentes.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), apontado como plano B do governador Eduardo Riedel (PSDB), caiu para a terceira posição, mas vê Alan ainda liderar em rejeição, o que mantém os dois colados.
Veja mais:
Campeão em rejeição, Alan cai para 3º e Marçal amplia liderança em Dourados, diz Ranking
Campanha para prefeito na Capital pode custar R$ 13,8 mi; voto mais caro será em Figueirão
Sem Camila e Zeca, convenção do PT homologa candidatura dos dois na disputa pela prefeitura
Os candidatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – o ex-superintendente do Patrimônio da União, Tiago Botelho (PT), e a esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira, Gianni Nogueira (PL) -, continuam sem decolar e não ameaçam o favoritismo de Marçal nem se aproximam de Alan e Barbosinha.
O Ranking Brasil ouviu mil eleitores entre os dias 15 e 20 de julho deste ano em Dourados. A margem de erro é de 3,1% para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada com o número MS-04614/2024.
Na espontânea, Marçal lidera com 29,6%, seguido por Alan Guedes com 12,8%, Barbosinha com 10,6%, Bela Barros (PDT) com 1,4%, Teixeira Júnior (PRD) com 1,2%, Gianni com 1%, Tiago com 0,8%, Ferrinho (DC) tem 0,6%, enquanto outros indicados somam 1% e 41% ainda não sabem em quem votar.
Neste cenário, Marçal teve um leve aumento, já que estava com 28% em maio. Alan Guedes voltou a crescer em relação aos 7% que teve na pesquisa anterior. Barbosinha fez movimento contrário, pois tinha 12,2%.
Na pesquisa estimulada, Marçal tem 43,2%, Alan Guedes 18%, Barbosinha 13%, Bela Barros 2%, Gianni Nogueira 1,8%, Teixeira Júnior 1,6%, Tiago Botelho 1,40%, Racib Harb (Novo) 1% e Ferrinho 1%. Os indecisos, nulos e brancos somam 18%.
Neste cenário, o líder acumulou mais 3,2 pontos percentuais, de 40% para 43,2% em relação ao levantamento anterior. O prefeito de Dourados retomou o fôlego, já que tinha 16,40%, em abril, caiu para 10% na pesquisa de maio, e agora soma 18%.
Barbosinha, por outro lado, teve um tombo até em relação a abril, quando tinha 14,2%, chegou a ter 16,40% em maio, e agora caiu para 13%.
Atrás do vice-governador, o segundo pelotão de candidatos teve pouca variação, com destaque para Gianni Nogueira, que foi superada por Bela Barros, que manteve os 2%, enquanto a esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) caiu de 3% para 1,8%. Tiago Botelho tem o mesmo 1,4%.
No segundo cenário, com apenas Marçal, Alan, e Gianni, o ex-deputado segue líder com 47%, o prefeito tem 23%, e a bolsonarista, 4%, enquanto 26% estava indeciso. Em maio, esses índices eram de 50%, 14%, 6%, e 30% respectivamente.
No quesito rejeição, 28% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Alan Guedes. Esse índice era de 30,2% em maio. O petista Tiago Botelho tem rejeição de 23%, um aumento de quase 10 pontos percentuais, já que era de 13,8% na pesquisa anterior.
O menos rejeitado é Barbosinha, 3%, sendo que tinha 3,8% na anterior, enquanto Marçal ficou com 5%, um leve aumento frente aos 4,8% de anteriormente.