Há novas evidências dos benefícios para a saúde de evitar fumar, beber em excesso e estar perigosamente acima do peso: essas são as principais causas evitáveis de câncer em adultos, segundo um novo estudo.
Um estudo da American Cancer Society publicado nesta semana estima que 40% dos novos casos de câncer de 44% das mortes por câncer em pessoas com 30 anos ou mais poderiam ser evitados se as pessoas cortassem comportamentos de alto risco, como fumar e beber. Especialistas dizem que o estudo fornece novas evidências para os líderes de saúde pública encorajarem as pessoas a adotar estilos de vida saudáveis para reduzir o risco de câncer e ampla evidência de que as pessoas devem tomar medidas para preveni-lo.
Vacinas são importantes aliadas contra infecções causadoras de câncer
O estudo da Sociedade Americana do Câncer examinou casos de câncer e mortes que poderiam ter sido prevenidos por meio de mudanças de comportamento e dieta ou vacinas contra HPV e hepatite B, que reduzem o risco de infecções causadoras de câncer.
Comportamentos que podem aumentar o risco de câncer incluem fumar, exposição ao fumo passivo, beber álcool e estar acima do peso. O consumo de muita carne vermelha ou processada e dietas pobres em frutas e vegetais, fibras alimentares ou cálcio também aumentam as chances de ter câncer. O estudo também citou o risco de câncer de infecções como hepatite B, vírus Epstein-Barr, HIV, vírus do papiloma humano e vírus do herpes do sarcoma de Kaposi.
Especialistas não envolvidos no estudo populacional disseram que este é um lembrete importante para que agências de saúde pública e tomadores de decisão adotem políticas para incentivar comportamentos saudáveis.
As descobertas representam “uma grande oportunidade para todos os países — reduzirem a incidência e a mortalidade por câncer sendo mais proativos na priorização da prevenção em nível pessoal e social”, disse Ernest Hawk, vice-presidente e chefe de prevenção do câncer e ciências populacionais do Anderson Cancer Center da Universidade do Texas.
Hawk disse que o objetivo de um estudo como esse não é envergonhar indivíduos que fumam, bebem ou se envolvem em outros comportamentos de alto risco, mas sim informar e educar.
“É difícil mudar o estilo de vida de alguém imediatamente ou consistentemente ao longo do tempo”, disse Hawk. O objetivo é ajudar a orientar as pessoas “em direção a comportamentos úteis e políticas úteis que podem ajudá-las a tornar essa escolha mais fácil”.
O estudo estimou que, em 2019, 40% dos quase 1,8 milhões de casos de câncer em adultos com 30 anos ou mais foram atribuídos a “fatores de risco potencialmente modificáveis”. Ele examinou 30 tipos de câncer e excluiu cânceres de pele não melanoma.
Leia também:
No Divã Em Paris – Golpes de Estado, um filme de terror interminável
Lula destina R$ 137 milhões para combater incêndios após visita de ministras ao Pantanal
Auxílio Reconstrução: governo suspeita de 300 mil fraudes em pedidos
Causas do câncer apontadas como evitáveis foram divididas da seguinte forma:
∎ O tabagismo foi o principal fator de risco, respondendo por 19,3% dos casos.
∎ O excesso de peso corporal foi um fator de risco em 7,6% dos casos.
∎ O consumo de álcool foi associado a 5,4% dos casos.
∎ A radiação ultravioleta foi responsável por 4,6% dos casos.
O câncer de pulmão teve o maior número de casos vinculados a fatores de risco preveníveis avaliados pelos pesquisadores. O estudo encontrou 104.410 casos de pulmão preveníveis em homens e 97.250 em mulheres. O próximo câncer prevenível mais comum incluiu 50.570 casos de melanoma de pele e 44.310 cânceres colorretais.
“Apesar dos declínios consideráveis na prevalência do tabagismo nas últimas décadas, o número de mortes por câncer de pulmão atribuíveis ao tabagismo nos Estados Unidos é alarmante”, disse Farad Islami, diretor científico sênior de pesquisa sobre disparidade de câncer da Sociedade Americana do Câncer e principal autor do estudo.
Islami acrescentou que o estudo mostra a necessidade de políticas de controle do tabaco em todos os estados que incentivem as pessoas a parar de fumar. Ele também citou a necessidade de detecção precoce do câncer de pulmão. As autoridades de saúde também enfatizaram a importância das vacinas contra hepatite B e papilomavírus humano, ou HPV. A hepatite B causa câncer de fígado e o HPV pode levar a vários tipos de câncer, incluindo câncer cervical, anal e genital e câncer de boca e garganta.