O Tribunal Regional Federal da 3ª Região excluiu cinco representantes de Mato Grosso do Sul e apenas a professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Luciani Coimbra de Carvalho segue na lista tríplice para a vaga de desembargador federal. O cunhado do deputado federal Vander Loubet (PT), Ademar Chagas da Cruz, e o ex-assessor do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), Luiz Henrique Volpe Camargo, ficaram de fora.
Em sessão realizada nesta quarta-feira (19), a corte decidiu escolher os advogados Verônica Abdalla Sterman; Marcos Moreira de Carvalho; Luciani Coimbra de Carvalho na primeira lista, para a vaga do desembargador Newton De Lucca.
Veja mais:
Ex-assessor de ministro e amiga de Janja devem vencer advogados de MS em vaga no TRF3
OAB inclui ex-assessor de Paulo Corrêa e cunhado de Vander em lista para vaga do TRF3]
Dois “paulistas” surgem como favoritos na vaga de MS na lista de desembargador do TRF3
Na segunda lista, para a vaga criada pela lei federal, foram definidos apenas advogados de São Paulo: Gabriela Shizue Soares de Araújo; Rita Maria Costa Dias Nolasco e Luiza Nagib.
Para a primeira vaga, o favorito é Marcos Moreira, que foi secretário municipal da Cidadania e Assuntos Jurídicos de São Bernardo do Campo na gestão de Luiz Marinho. Atualmente, o ex-prefeito é ministro do Trabalho e tem atuado para indicação do ex-assessor.
Para a segunda vaga, a Gabriela Shizue Soares de Araújo, mulher do deputado Emídio de Souza (PT) e amiga da primeira-dama Janja da Silva. Os dois nomes serão escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem sido pressionado para escolher uma mulher.
Luciani Coimbra é doutora e professora do curso de Direito da UFMS.