O ex-assessor do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e amiga da primeira-dama Janja da Silva devem vencer a disputa com advogados de Mato Grosso do Sul pelas duas vagas de desembargador no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Em reuniões hoje e amanhã, a corte define duas listas tríplices para serem encaminhadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nesta quarta-feira, a partir das 10h, o plenário vai definir o substituto do desembargador aposentado Newton De Lucca. O professor universitário e ex-assessor do deputado Paulo Corrêa (PSDB), Luiz Henrique Volpe Camargo vai disputar com os advogados Marcos Moreira de Carvalho, Luciani Coimbra de Carvalho, Verônica Abdalla Sterman, Fernando Olavo Saddi Castro e Claudia Bossay Assumpção Fassa.
Veja mais:
OAB inclui ex-assessor de Paulo Corrêa e cunhado de Vander em lista para vaga do TRF3]
Dois “paulistas” surgem como favoritos na vaga de MS na lista de desembargador do TRF3
Amigo de Paulo Corrêa disputa com nove advogados vaga para ser desembargador do TRF3
De acordo com o site O Bastidor, o favorito é Marcos Moreira, que foi secretário municipal de Cidadania e Assuntos Jurídicos de São Bernardo do Campo (SP) quando Marinho foi prefeito nos anos 2000.
A segunda lista será definida amanhã e conta com Ademar Chagas da Cruz, cunhado do deputado federal Vander Loubet (PT). Ele compõe a lista para concorrer a vaga de desembargador criada pela Lei nº 14.253/2021. Cruz vai disputar com os advogados Luiza Nagib, Gabriela Shizue Soares de Araujo, Mario Luiz Delgado Régis, Rita Maria Costa Dias Nolasco e Rodrigo Dalpiaz Dias.
Neste caso, a favorita é Gabriela Araújo, que é amiga da primeira-dama Janja e esposa do deputado Emídio de Souza (PT), de São Paulo, e integrante do grupo Prerrogativas. Ela sai na frente também porque Lula é pressionado a indicar uma mulher para os tribunais.