O deputado estadual Coronel David (PL) passou a ser a principal nome para ser o candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Adriane Lopes (PP). A estratégia repete um movimento feito em São Paulo, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indicará o ex-coronel da PM, Ricardo Mello Araújo (PL) para ser o vice do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).
Ex-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e candidato a prefeito em 2016, Coronel David caminha para ter uma reeleição fácil na Assembleia Legislativa em 2026. Ele teria dito, conforme um interlocutor, que não aceita ser vice.
Veja mais:
Disputa tem pesquisas no lixo, candidatos a vice e guerra pelo apoio de Bolsonaro
André busca apoio do partido de Bolsonaro na 4ª e decide candidatura após reuniões em Brasília
Além do PL de Bolsonaro, Adriane Lopes espera ter o apoio de mais dois partidos à reeleição
No entanto, Adriane e a senadora Tereza Cristina (PP) estariam trabalhando para que Bolsonaro convença o deputado estadual a aceitar o desafio de compor chapa da prefeita. O nome do militar passou a ser a principal opção após pesquisas internas sinalizarem que ele agregaria alguns pontos para Adriane.
O apoio de Bolsonaro à reeleição de Adriane já está praticamente fechado, só faltando o anúncio oficial. O ex-governador André Puccinelli (MDB) é um dos interessados em melar a negociação e vai discutir a aliança com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, nesta quarta-feira (19).
Presidente regional do PL, deputado federal Marcos Pollon tem dito que o ex-presidente vai definir os rumos do partido na Capital. A expectativa é de que Bolsonaro faça o anúncio até o fim deste mês.
Desde o início da fase de pré-campanha, Bolsonaro sinalizou apoio ao ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), ao deputado estadual João Henrique Catan, ao ex-deputado Rafael Tavares e ao amigo, Aparecido de Andrade Portela, o Tenente Portela, todos do PL, mas recuou e acabou cedendo aos apelos da ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina.