Depois de deixar a gestão do prefeito João Alfredo Danieze (PT), Lucien Roberto Rezende (PSOL) vai enfrentar o ex-chefe na disputa pela Prefeitura de Ribas do Rio Pardo em outubro. O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico afirma que o município tem “um déficit enorme” de moradias e em três anos e meio do atual mandato não foi construída “nem uma casa popular”.
Até meados de 2023, Lucien era tido como homem de confiança de João Alfredo, mas a relação acabou azedando. O ex-secretário afirma que o prefeito deixou de lado a política habitacional e deixou a cargo da empresa Suzano, responsável pela construção de uma fábrica de celulose que atraiu milhares de trabalhadores.
Veja mais:
Após perder 2 reeleições, tucano lidera com 60% e bate candidatos de Bolsonaro e Lula em Ribas
Locação de imóveis vira loucura em Ribas e aluguel de uma casa chega a custar R$ 10 mil
Prefeito contesta executiva do PSOL, nega retirada de famílias e diz que combate novas invasões
“Esse foi um dos motivos da minha saída da secretaria, Ribas tem um déficit enorme com moradia, em três anos e meio de mandato não foi construída nem uma casa popular, as pessoas estão morando em condições precárias, debaixo de lona preta”, diz Lucien.
“As famílias que trabalham no lixão, estão a sol e chuva há mais de 20 anos, foi promessa de campanha de construir um barracão com estruturas para essas famílias trabalharem com dignidade, e não foram atendidas”, completa o pré-candidato a prefeito.
Lucien teve candidaturas nas eleições entre 2008 e 2018, em disputas aos cargos de vereador, vice-prefeito da Capital, senador e deputado federal, sempre pelo PSOL e sempre derrotado. A partir de 2020, dedicou-se à gestão do partido em Ribas.
No fim de 2023, João Alfredo Danieze abandonou o PSOL para integrar o PT, sigla pela qual deve concorrer à reeleição. A gestão do agora petista é criticada pelo antigo aliado.
Lucien relata que faltam creches, postos de saúde, transporte público para os assentamentos, instalação de rede água em assentamento, e tratamento humanizado com os funcionários públicos.
“Quem faz o social hoje em Ribas, chama-se Suzano”, dispara o psolista.
As críticas ao atual prefeito se refletem nas pesquisas do Instituto Ranking Brasil Inteligência, que mostram João Alfredo líder em rejeição e longe de conquistar a reeleição.
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, porém, acredita que é possível manter a esquerda no poder em Ribas do Rio Pardo.
“Nada é impossível, não só em Ribas quanto em outros municípios que crescemos muito, com bons quadros, temos a esperança de eleger prefeitos e vereadores”, declara Lucien.
A federação PSOL/Rede vai lançar as pré-candidaturas de Lucien Rezende a prefeito e do professor Kleber Kara, vice, no próximo domingo, 9 de junho.