Subir escadas está associado a uma vida mais longa, segundo investigação apresentada na edição de 2024, do congresso científico da Sociedade Europeia de Cardiologia.
“Se você tiver a opção de usar escadas ou elevador, use as escadas, pois isso ajudará seu coração”, disse a autora do estudo, Sophie Paddock, da Universidade de East Anglia e Norfolk and Norwich University Hospital Foundation Trust, do Reino Unido “Mesmo breves períodos de atividade física têm impactos benéficos à saúde, e períodos curtos de subir escadas devem ser uma meta alcançável para integração nas rotinas diárias”.
Leia mais:
STF condena empresário de Ponta Porã a 17 anos e seis de prisão por depredação na Câmara;
Vereador acusado de chefiar organização criminosa sai da cadeia com tornozeleira;
Tiago Vargas perde mais uma na Justiça e terá de indenizar jornalista em R$ 31 mil.
As doenças cardiovasculares são amplamente evitáveis através de ações como exercícios. No entanto, mais de um em cada quatro adultos em todo o mundo não atinge os níveis recomendados de atividade física. Subir escadas é uma forma de atividade física prática e de fácil acesso, muitas vezes esquecida. Este estudo investigou se subir escadas, como forma de atividade física, poderia desempenhar um papel na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e morte prematura .
Os autores coletaram as melhores evidências disponíveis sobre o tema e conduziram uma meta-análise. Os estudos foram incluídos independentemente do número de lances de escada e da velocidade de subida. Houve nove estudos com 480.479 participantes na análise final. A população do estudo incluiu participantes saudáveis e aqueles com história prévia de ataque cardíaco ou doença arterial periférica. A idade variou de 35 a 84 anos e 53% dos participantes eram mulheres.
Em comparação com não subir escadas, subir escadas foi associado a uma redução de 24% no risco de morte por qualquer causa e a uma probabilidade 39% menor de morrer de doença cardiovascular. Subir escadas também foi associado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.
Paddock disse: “Com base nesses resultados, encorajamos as pessoas a incorporar a subida de escadas em suas vidas cotidianas. Nosso estudo sugeriu que quanto mais escadas subirem, maiores serão os benefícios – mas isso precisa ser confirmado. Portanto, seja no trabalho, em casa ou em outro lugar, use as escadas.”