A pouco mais de cinco meses para as eleições municipais deste ano, 77,8% dos eleitores de Campo Grande não sabem ou não respondem em quem vão votar na disputa para prefeito sem que o entrevistador indique os nomes dos candidatos, conforme a primeira pesquisa registrada pelo Paraná Pesquisas na Capital.
Na espontânea, o segundo maior índice é o dos que dizem que vão votar branco, nulo ou em ninguém, que chega a 6%. Sem que um nome seja indicado, a mais lembrada é a prefeita Adriane Lopes (PP), seguida pelo ex-governador André Puccinelli (MDB), e pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB).
Veja mais:
André lidera e Rose fica em 2º; Contar bate prefeita e bolsonaristas, diz Paraná Pesquisas
Ao optar por Dourados, Bolsonaro põe Tavares em xeque e dá esperanças a Catan, Contar e Adriane
Líder, Rose é a que mais cresce, mas Adriane segue colada; André cai, segundo Ranking Brasil
Registrado na Justiça Eleitoral com o número MS-05358/2024, o levantamento ouviu 800 eleitores entre os dias 19 e 24 deste mês. A margem de erro é de 3,5% para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Concorrendo à reeleição, Adriane foi lembrada por 4% dos entrevistados, enquanto André, por 3,9%. Beto Pereira vem logo atrás, com 3,3%, seguido pela superintendente da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil), com 1,9%.
Lembrados por menos de 1% dos entrevistados, os pré-candidatos de Jair Bolsonaro e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rafael Tavares (PL) e Camila Jara (PT), registraram 0,9% e 0,6%, respectivamente. O deputado estadual e radialista Lucas de Lima (PDT) está logo atrás, com 0,6%.
Capitão Contar (PRTB) fecha a lista dos lembrados na espontânea, com 0,4%; demais candidatos somados chegam a 0,8%.
Nos cenários estimulados, quando os entrevistadores apresentam listas de candidatos, o panorama muda completamente de figura. André Puccinelli (MDB) lidera em todos em que aparece, com índices entre 26,5% e 22,8%. Sem o emedebista, Rose Modesto assume a ponta, com 28,4%.
Já os que não sabem ou não respondem caem para variações entre 6,6% e 4,1%, dependendo do cenário de candidatos. E os que dizem que vão votar branco, nulo ou em ninguém, ficam entre 18,8% e 8%.