O consumidor sul-mato-grossense vai pisar no freio na hora de comprar o presente e realizar a festa para comemorar o Dia das Mães. A queda deve chegar a 7% nas vendas. Só não vai ser maior porque graças ao boom na economia, com a baixa taxa de desemprego, houve aumento no número de pessoas que vão às compras.
A constatação é da pesquisa de intenção de compras realizada entre os dias 2 e 8 deste mês nas principais cidades sul-mato-grossenses, segundo o IPFMS (Instituto de Pesquisas da Fecomércio de Mato Grosso do Sul). Apesar da queda, presentes e comemorações deverão movimentar R$ 478,8 milhões neste ano, contra R$ 515,7 milhões no ano passado.
Veja mais:
Otimismo segue no comércio e vendas de ovos de Páscoa devem crescer 23% neste ano
Para secretário, a recuperação do comércio no Centro depende de “grande união de esforços”
Novos tempos agravam crise no comércio do Centro e quase 200 lojas fecham as portas
A pesquisa ponta queda de 7,59% no gasto com presentes, que deve oscilar de R$ 242,2 milhões no ano passado, já corrigido pelo IPCA, para R$ 223,8 milhões neste ano. O valor médio terá queda de 8,36%, de R$ 231,13 para R$ 211,79. Por outro lado, a porcentagem de pessoas que vão às compras aumentou, de 70,57%, no ano passado, para 71,16% neste ano.
Também haverá redução de 6,7% no gasto com comemorações, que deverá passar de R$ 273,4 milhões no ano passado para R$ 254,9 milhões neste ano. O gasto médio caiu de R$ 229,09 para R$ 219,22.
“Os números mostram que os consumidores estão mais comedidos, ficando uma movimentação um pouco menor que ano passado, devido a previsão dos gastos médios com presentes e comemorações menores, considerando o valor real. Já o percentual de pessoas que irão comprar presentes ficou um pouco maior e isso é positivo”, explicou a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
A pesquisa apontou que 71,16% dos entrevistados pretendem presentear e 78,28% farão comemorações. Entre os presentes, a preferência é para roupas (29%), perfumes e cosméticos (26%) e calçados (18%). As compras presenciais em lojas físicas serão a opção da maioria (87,26%) e a escolha da mãe (39,97%) e a qualidade do produto (39,91%) serão decisivos para a decisão da compra.
“O comerciante precisa ficar atento à tendência de pagamento à vista, mediante descontos, preferência de 77% dos entrevistados e também levar em conta em suas estratégias que o bom atendimento, condições de parcelamento e variedade são itens importantes para a decisão de compra”, orientou a economista do IPF-MS.