Os vereadores de oposição vão propor, nesta terça-feira (16), a abertura de Comissão Processante para investigar Vanda Camilo (PP) após a deflagração da 3ª fase da Operação Tromper. Com a prisão do genro, o vereador Claudinho Serra (PSDB), os parlamentares também querem o afastamento da prefeita de Sidrolândia.
De acordo com Enelvo Júnior (PSD), a proposta para instalar a Comissão Processante conta com o apoio necessário para ser instalada. Pelo regimento interno, a investigação contra a chefe do Executivo precisa do apoio de cinco dos 15 vereadores.
Veja mais:
Preso por corrupção, assessor de vereador pede para Estado bancar tratamento em hospital
Operação Tromper 3: “contador do crime” atua em empresa com R$ 26,6 milhões em contratos
Acusado de chefiar organização criminosa, vereador nega senha de celular ao Gaeco
Além do autor, o requerimento deverá contar com o apoio dos vereadores Cleyton Martins (PSB), Cristina Fiúza (MDB), Adavilton Brandão (MDB) e José Ademir Gabardo (PSDB). Esta é a segunda vez que a oposição tenta criar a Comissão Processante contra Vanda.
No ano passado, os vereadores aprovaram uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar denúncias de corrupção na prefeitura. O grupo chegou a recomendar a abertura de Comissão Processante contra a prefeita, mas ela conta com maioria na casa e se livrou do constrangimento de ficar à beira da cassação do mandato.
Com a prisão do genro no dia 3, na 3ª fase da Operação Tromper, a oposição voltou a artilharia contra a progressista, que não é alvo da investigação, mas sofre com o desgaste de ver vários integrantes da administração atrás das grades.
“Nós gostaríamos de contar com o apoio de todos os vereadores”, afirmou Júnior. No entanto, ele tem noção de que a tarefa não será fácil. O afastamento da prefeita precisa ser aprovado por 10 dos 15 vereadores.
Além disso, Vanda conta com o apoio de pesos pesados da política estadual, como o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), e do presidente regional do PSDB, o ex-governador Reinaldo Azambuja. O tucano já até antecipou o apoio à reeleição de Vanda nas eleições deste ano.