O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará nesta sexta-feira (12) em Campo Grande para acompanhar o primeiro embarque de carne para a China a partir de plantas recém-habilitadas para exportar ao país asiático. O evento está marcado para as 10h (MS) em uma unidade da fábrica da JBS em Campo Grande. A solenidade está mantida mesmo com o falecimento do pai da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Lula brincou com a visita ao frigorífico, durante agenda do do Minha Casa, Minha Vida Rural, em Brasília, na quarta-feira (10). “Sexta-feira eu vou a Campo Grande inaugurar um dos frigoríficos que foi premiado com a China e vai começar as exportações de carne pra China. Então a primeira carne que o chinês vai receber desse frigorífico vai ser eu que vou embrulhar. E vou aproveitar, vou colocar meu nome na picanha, pra que ele saiba que estou exportando a picanha”, discursou o presidente.
Veja mais:
Lula participa do 1º embarque de carne para a China de planta recém-habilitada na Capital
Camila Jara posa com Lula e anuncia vinda do presidente a Campo Grande
Simone subirá em palanques do MDB, mas sem Bolsonaro, e espera apoio a Lula em 2026
A planta, na Rodovia BR-060, saída para Sidrolândia, é uma das 38 habilitadas pela China em 12 de março. Entre as quais, 24 são de processamento de bovinos, oito de frangos, além de um de termoprocessamento e cinco entrepostos. Antes da lista recente, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos.
Lula vai inaugurar exportação de carne de planta da JBS para a China. “Vou colocar meu nome na picanha”.
— Metrópoles (@Metropoles) April 11, 2024
Presidente estará em Campo Grande na sexta-feira (12) e visitará unidade da JBS, do Grupo J&F. pic.twitter.com/VsoFi5AoMn
A previsão do governo brasileiro é que as novas habilitações gerem R$ 10 bilhões adicionais à balança comercial.
Em dezembro de 2023, auditores chineses visitaram 18 frigoríficos brasileiros para inspeção, sendo que três unidades já eram habilitadas. Já em janeiro, outras 29 plantas foram auditadas por videoconferência. Das 44 empresas inspecionadas, 38 receberam autorização para exportar.
Em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas. O mercado chinês é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango.
Antes dessas autorizações, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China: 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos. Agora, são 144 unidades no total.
A última vez que Lula esteve em Mato Grosso do Sul foi nas eleições de 2010, quando participou da campanha da então candidata Dilma Rousseff (PT).
Morte pai da Janja
Faleceu na noite desta quarta-feira (10) em Curitiba, por falência de múltiplos órgãos, o pai da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Comerciante aposentado, José Clovis da Silva estava com 83 anos. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar e pediu respeito à privacidade de Janja e sua família.
“Venho, através desta, confirmar o falecimento de seu José Clovis da Silva, 83 anos, pai da minha esposa Janja Lula da Silva, na noite de ontem (10), em Curitiba, por falência de múltiplos órgãos. Em respeito a seu Clovis, a Janja e à família, peço que respeitem a privacidade deste momento”, disse o presidente.
José Clovis estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie no momento em que faleceu. Após o velório, o corpo foi conduzido ao Crematório Vaticano, no bairro de Almirante Tamandaré.