O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha nesta sexta-feira (12) o primeiro embarque de carne para a China a partir de plantas recém-habilitadas para exportar ao país asiático. O evento está marcado para as 10h (MS) em uma unidade da fábrica da JBS em Campo Grande.
A planta, na Rodovia BR-060, saída para Sidrolândia, é uma das 38 habilitadas pela China em 12 de março. Entre as quais, 24 são de processamento de bovinos, oito de frangos, além de um de termoprocessamento e cinco entrepostos. Antes da lista recente, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos.
Veja mais:
Líder, Rose é a que mais cresce, mas Adriane segue colada; André cai, segundo Ranking Brasil
André segue imbatível em rejeição e deixa polarização entre PT e PL em segundo plano
Após não eleger prefeito em 2016 e 2020, PT tem 20 pré-candidatos para acabar com “onda de azar”
A previsão do governo brasileiro é que as novas habilitações gerem R$ 10 bilhões adicionais à balança comercial.
Em dezembro de 2023, auditores chineses visitaram 18 frigoríficos brasileiros para inspeção, sendo que três unidades já eram habilitadas. Já em janeiro, outras 29 plantas foram auditadas por videoconferência. Das 44 empresas inspecionadas, 38 receberam autorização para exportar.
Em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas. O mercado chinês é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango.
Antes dessas autorizações, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China: 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos. Agora, são 144 unidades no total.
A última vez que Lula esteve em Mato Grosso do Sul foi nas eleições de 2010, quando participou da campanha da então candidata Dilma Rousseff (PT).