Após fracassar nas urnas como candidato a deputado federal em 2022, o vendedor Valdecir Hanauer conheceu o “sucesso” após um vídeo em que se passa por petista viralizar como fake news. Nas redes sociais e grupos de aplicativo, ele surge como se fosse o líder do MST, João Pedro Stédile, no qual xinga os eleitores do PT.
Hanauer chama os apoiadores do PT de “burros”, “incapacitados” e “trouxas”. A publicação foi repostada por dezenas de contas acompanhada de legenda que identifica erroneamente Hanauer como João Pedro Stedile, causando confusão quanto à identidade do homem presente nas imagens.
Veja mais:
Com condenação de empresário da Capital, seis bolsonaristas de MS pegam 94 anos de prisão
Com voto de Flávio Dino, STF condena 5º bolsonarista de MS a 14 anos de prisão
Alexandre de Moraes vota para condenar o 5º bolsonarista de MS a 14 anos de prisão
Hanauer, atualmente filiado ao Democracia Cristã, concorreu como candidato a deputado federal pelo PRTB, em 2022, representando o estado do Mato Grosso do Sul, mas não foi eleito.
O vendedor ganhou destaque das agências de checagem, sites e jornais de todo o País que procuraram acabar com a mentira. À beira da piscina, no vídeo postado no TikTok, ele se apresenta como um “petista ladrão” e corrupto, com a intenção de ridicularizar os eleitores. “Como você é tolo, como é ingênuo, paga impostos e vota em mim. Sou do PT e estou planejando como te roubar”, diz Hanauer em um momento da gravação.
“Eu sou ladrão e te convenci a você (sic) patrocinar para mim essa vida aqui na piscina. Continue assim, eleitor burro, idiota, eu sou um corrupto, ladrão, que te convença a votar em mim através do Supremo Tribunal Federal”, conclui no vídeo.
O vídeo viralizou após o vendedor sul-mato-grossense ser descrito como “João Pedro Stédile”, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. O sucesso de Valdecir Hanauer ocorreu após o caso virar fake news e não como sátira.
Ao Estadão, ele afirmou que o vídeo foi gravado em tom satírico: “Eu só faço uma sátira, de um sistema político ladrão, como tem em qualquer país. As pessoas é que capitalizam em cima. Eu deixo rolar, não devo nada”.
Em um vídeo postado para celebrar o sucesso do vídeo, Hanauer diz que foi procurado por jornais de todo o País e que o vídeo é um sucesso no “planeta”.
O vendedor foi candidato a deputado federal em 2022 pelo PRTB e obteve 1.639 votos. Ele trocou de partido e estaria filiado ao Democracia Cristã. Nas redes sociais, Valdecir se apresenta como patriota, amigo do povo e apaixonado pela família. Apenas no TikTok, ele conta com mais de 66,7 mil seguidores e o vídeo que viralizou como fake news tem mais de 98,1 mil curtidas.