A venda de ovos de Páscoa deve crescer 23,16% neste ano em relação ao ano passado, segundo pesquisa do IFP-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio). No total, o gasto com chocolates e comemorações devem crescer 26% neste ano e movimentar R$ 338,9 milhões, conforme estimativa, e manter o otimismo no comércio sul-mato-grossense pelo 2º ano consecutivo desde o fim da pandemia da covid-19.
A venda de ovos de chocolate deverá crescer 23,16% neste ano, passando de R$ 123,6 milhões, estimado no ano passado, para R$ 152,2 milhões em 2024. Em relação a 2022, quando o IFP-MS previu R$ 101,1 milhões em vendas, o aumento será ainda maior, de 50%.
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O consumidor pretende ir às compras, apesar do encarecimento dos ovos de Páscoa. Segundo o levantamento, 59% dos sul-mato-grossenses pretendem comprar os tradicionais ovos de chocolate. A maioria absoluta, 87,43%, vai optar pelas lojas físicas, enquanto 6,07% vão realizar compras virtuais e 3,68% pretendem fazer o próprio ovo de Páscoa.
De acordo com o Instituto de Pesquisa da Fecomércio, 82,55% dos consumidores vão comprar os ovos de Páscoa industrializadas. Por outro lado, 17,7% vão optar por ovos caseiros e deverão premiar quem busca na data uma fonte extra para reforçar o orçamento doméstico.
A pesquisa apontou que 83,23% dos consumidores vão pagar à vista, enquanto 31,05% vão aproveitar as promoções para parcelar no cartão de crédito. Alguns estabelecimentos estão parcelando o ovo de chocolate em até dez vezes no crédito.
Conforme o levantamento, 59% vão comprar ovos de chocolate para os filhos, 22% para o cônjuge ou namorado, 21% para afilhados e sobrinhos, 17% para outros, 12% para os pais e 3% para amigos.
“São dados muito animadores para o comércio, incluindo supermercados, lojas de chocolates, pequenos empreendedores que investem nesse período na confecção de doces, peixarias, além dos restaurantes e demais segmentos que acabam lucrando mais nesse período. É importante que o empresário esteja atento aos fatores que mais contam na definição de compra. Mais de 80% querem desconto para pagamento à vista e 66% querem que o recheio do ovo de chocolate seja valorizado”, afirma a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
“Com essa expectativa de movimentação financeira, o empresário pode aproveitar para garantir um bom faturamento. Algumas dicas para isso são: decorar o estabelecimento com temas de Páscoa para atrair clientes e criar um ambiente festivo, utilizando elementos como coelhos, ovos e flores. Outra dica é utilizar as redes sociais, anúncios on-line e materiais impressos para promover os produtos e ofertas, destacando as promoções. Também é importante oferecer opções para todos os públicos, como produtos sem glúten ou lactose e veganos. O empresário pode oferecer diversas opções de compras, como no formato on-line, entrega em domicílio ou retirada na loja, e diversas opções de pagamento. Por fim, ter um atendimento excepcional com o cliente garante a satisfação e o incentiva a retornar no futuro”, orinta o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel.
Já o gasto com comemorações terá aumento de 31,59%, passando de R$ 141,8 milhões, no ano passado, para R$ 186,6 milhões neste ano. No entanto, em relação a 2022, quando houve gasto de R$ 277 milhões com as comemorações da Páscoa, haverá uma redução de 32%.
Para a pesquisa, foram ouvidas 1981 pessoas entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95%.