A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu três pontos e 33% avaliam a gestão do petista como ruim ou péssimo em Campo Grande, segundo a pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência. Por outro lado, a aprovação segue estável, com 31,5% o avaliando como ótimo ou bom.
De acordo com o levantamento, em relação ao mês passado, a reprovação ao trabalho de Lula passou de 30% para 33%, enquanto a aprovação variou de 32% para 31,5%. Por outro lado, o índice de eleitores que o avaliam como regular passou de 33% para 30,70%.
Veja mais:
André cai, Rose e Adriane sobem e empatam na liderança; Beto empaca, segundo Ranking
Adriane e Rose sobem e ameaçam liderança de André na disputa pela prefeitura, aponta Ranking
André segue líder; prefeita ameaça Rose e supera Lucas; Beto Pereira empaca, diz Ranking
A popularidade de Lula reflete a polêmica envolvendo a fala do presidente, que comparou o massacre de civis por Israel na faixa de Gaza ao holocausto dos judeus durante a 2ª Guerra Mundial na Alemanha. Os evangélicos defendem Israel, apesar do estado judaico não reconhecer Jesus Cristo como filho de Deus.
Também pesou na popularidade do petista a volta dos tributos sobre os combustíveis, mesmo os estaduais como o ICMS sobre a gasolina e o óleo diesel, e o aumento no preço dos alimentos.
No entanto, o petista ainda está em uma situação melhor se for comparar com os números de dezembro do ano passado, quando 38% avaliavam a sua gestão como ruim ou péssimo. No final do ano passado, a aprovação era de 30,50% e a avaliação como regular era de 26%.
Os números mostram que o adversário de Lula poderá ter mais facilidade na disputa da prefeitura da Capital. No entanto, o petista aposta nos investimentos realizados na Capital, como o Minha Casa Minha Vida e a conclusão das obras de creches e postos de saúde para recuperar o prestígio junto ao eleitorado.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 4 e 9 de março deste ano em todos os bairros da Capital. A margem de erro é de 2,2% para mais ou menos. O número no TSE é de MS-00344/2024.