No setor de tecnologia, a igualdade de gênero é um desafio. Apesar de avanços nos últimos anos, atualmente, ainda é um mercado majoritariamente dominado por homens. Uma empresa sul-mato-grossense, porém, se destaca como uma exceção a essa realidade, com mulheres compondo a maior parte do quadro de colaboradores e de direção.
Na Digix, corporação que desenvolve softwares para gestão pública, o quadro de colaboradores é majoritariamente feminino. De 821 colaboradores, 519 são mulheres. Já em relação ao quadro de liderança, são 23 mulheres de um total de 33 gestores.
Veja mais:
Arte é substantivo feminino: de cá para lá, os ensinamentos da pintura e escultura de Maria
Através da lente da luta contra a pobreza, Caminha é mãe, avó, trabalhadora e militante
Mulher não é guerreira, é sobrevivente e está exausta – um pouco de Cassandra Szuberski
A empresa foi a primeira empresa de TI do Brasil a implementar a licença menstrual para suas colaboradoras. O benefício completa 1 ano e possui resultados positivos. Desde o lançamento, no dia 08 de março de 2023, até agora, foram 720 dias de licenças concedidas, segundo a Digix.
O benefício permite que as pessoas que menstruam e que estejam com algum desconforto utilizem até dois dias de folga remunerada durante seu ciclo menstrual, sem necessidade de atestados médicos.
Além disso, a Digix também promove um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor às mulheres com ações, como: jornada flexível, comitê de diversidade e inclusão, canal de denúncias para situações de assédio moral e sexual, entre outras.
As ações promovidas pela instituição foram, inclusive, reconhecidas pelo Governo de Mato Grosso do Sul e pela Prefeitura de Campo Grande.
Em 2022, a Digix recebeu o selo social “Empresa Amiga da Mulher” do Governo do Estado devido a um programa de estágio voltado para mulheres da área de tecnologia e neste ano concorre ao selo com a iniciativa da licença menstrual.
Já o reconhecimento pela prefeitura da Capital veio por meio do selo ‘Compromisso com a Igualdade de Gênero’ que foi entregue nesta segunda-feira, dia 4 de março.
“Todas as nossas ações aconteceram de forma muito natural, mas esses reconhecimentos demonstram que estamos no caminho certo. Afinal, a diversidade é nossa maior força e a inclusão é essencial para impulsionar a inovação e o sucesso”, destacou Suely Almoas, CEO da Digix.