O candidato do PSDB cresceu e ampliou a vantagem sobre os principais adversários que caíram na primeira pesquisa registrada em Três Lagoas. De acordo com o Instituto Ranking Brasil Inteligência, o presidente da Câmara Municipal, Cassiano Rojas Maia, o Dr. Cassiano (PSDB), é o favorito na disputa da prefeitura e deve suceder o aliado, o atual prefeito, Angelo Guerreiro (PSDB).
Nem os bolsonaristas ameaçam atrapalhar o candidato governista na maior cidade do leste sul-mato-grossense. A vice-presidente do PL Mulher, Mariana Amaral, com 1%, briga pela lanterna com a candidata do PT, Grazy Soares.
Veja mais:
Mesmo fora da disputa, prefeito tucano lidera pesquisa e vereador do PSDB é favorito em Três Lagoas
Em feito raro, Câmara reduz número de vereadores e livra população de pagar taxa do lixo
STJ nega pedido da Sanesul e mantém decisão que considera ilegal taxa do lixo na conta de água
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 02405/2024 e ouviu mil eleitores entre os dias 28 de fevereiro e 5 deste mês. A margem de erro é de 3,1% para mais ou menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Na espontânea, o atual prefeito lidera com 24%, seguido por Dr. Cassiano com 14%, pelo Dr. Ruy Costa (DC) com 4%, pela vereadora Sayuri Baez (Republicanos) com 2,6%, por Paulo Veron (SD) com 1,4%, Fabrício Venturoli (União Brasil) com 1%.
Em relação ao levantamento realizado em outubro do ano passado, sem registro, Dr. Cassiano dobrou as intenções de voto, já que tinha 7%. Dr. Ruy subiu de 1,4% para 4%. Sayuri foi de 2,4% para 2,6%.
O Ranking Brasil testou dois cenários. No primeiro, mais amplo, Dr. Cassiano lidera com 38%, contra 10% do principal adversário, Dr. Ruy Costa. Os dois cresceram no período e devem polarizar o pleito. O tucano tinha 26,30% em outubro, enquanto o democrata cristão 5,5%.
Sayuri ficou com 7,40%, seguida por Paulo Veron com 5%, Fabrício com 2,8%, Marina Amaral com 1% e Grazy Soares com 0,60%. A vereadora do Republicanos caiu de 12,40% para 7,4%, enquanto Venturoli despencou de 9,2% para 2,8%. Já Veron foi de 7,40% para 5%, enquanto a petista oscilou de 2,2% para 0,6%. Os indecisos, brancos e nulos somaram 35,2%.
No segundo cenário, Dr. Cassiano amplia a vantagem e chega a 42%, contra 13,2% de Dr. Ruy, 5% de Fabrício e 3% de Mariana. Brancos, nulos e indecisos somaram 36,8%. O destaque é que a candidata do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com a lanterna nesta simulação.
O mais rejeitado é Paulo Veron, com 14%, seguido por Fabrício com 12,8%, Sayuri com 10,6% e Dr. Ruy com 10%. Os principais adversários de Dr. Cassiano lideram a rejeição, enquanto o tucano é o menos rejeitado na cidade.
O levantamento foi realizado a sete meses das eleições deste ano.