Os deputados federais Vander Loubet e Camila Jara e o ex-governador Zeca do PT se reuniram nesta sexta-feira (23) e afinaram o discurso em torno da candidatura da petista para prefeita de Campo Grande. O acordo de paz foi selado após semana de atrito em que os experientes caciques defendiam a estratégia de compor com outros partidos encabeçando a chapa.
A semana começou com alas do PT afirmando que estava esgotada a questão da escolha da pré-candidata e da candidatura própria à prefeitura da Capital, enquanto tio (Zeca) e sobrinho (Vander) demonstraram, em nota, a preocupação de ampliar as negociações em favor da governabilidade do presidente Lula. Agora o discurso do trio passou a ser “juntos somos mais fortes”.
Veja mais:
PT da Capital encerra debate sobre candidatura de Camila, mas Zeca e Vander devem apelar à nacional
Vice-presidente nacional do PT reforça candidatura de Camila Jara na Capital
Camila desafia Zeca e garante que disputará prefeitura com apoio de ministros e de Lula
“É uma honra poder contar com o apoio de duas grandes lideranças tão experientes e competentes na construção desse projeto de cidade, de estado e de país”, declarou Camila Jara, após o encontro.
“Precisamos nos unir, nos apoiar e caminhar lado a lado daqueles que têm sonhos como os nossos, acreditam nas mesmas verdades e lutam pelos mesmos ideais”, completou a deputada.
O deputado estadual Zeca do PT diz que o objetivo agora é “dar um encaminhamento franco e democrático às questões eleitorais do PT em Campo Grande”, juntando as duas ideias em debate no partido da Capital.
“A primeira: nós temos que ter pré-candidatura aqui em Campo Grande, como nos principais municípios do interior, para marcar uma presença forte e montar uma chapa de vereador e vereadora competitiva”, explicou o ex-governador.
“A segunda: se eventualmente nós precisarmos fazer aliança, significa que nós queremos sentar à mesa no mesmo nível e dialogar em torno de um programa, um projeto administrativo alinhado a nossa identidade, alinhado aos princípios que nós do PT cultivamos”, complementou.
Líder da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o deputado Vander Loubet seguiu a linha da união entre duas correntes políticas dentro do Partido dos Trabalhadores, sem esquecer a governabilidade de Lula.
“Durante a conversa, acertamos a combinação das duas ideias que estávamos trabalhando nos debates internos do PT na Capital, ou seja, a manutenção da pré-candidatura da Camila à Prefeitura e a abertura para propostas de alianças de partidos que estejam na base de apoio do governo Lula”, disse Vander.
“Juntos, vamos construir projetos que estejam alinhados ao projeto do Governo Federal, garantindo administrações voltadas para o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e a redução das desigualdades”, finalizou.
O discurso de união deve por fim, pelo menos temporariamente, à cisão da corrente de Vander e Zeca com o restante do partido que apoia Camila. Os dois primeiros acreditavam que o melhor caminho a seguir seria apoiar a superintendente da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil), como candidata na Capital.
O diretório do PT de Campo Grande entende que a candidatura de Camila Jara é irreversível a partir do momento em que a Executiva Nacional acata o pedido de homologação, instalando o Grupo de Trabalho Eleitoral e destacando membros da Direção Nacional para o acompanhamento do processo.