Os políticos de oposição articulam a chapa dos sonhos nas eleições deste ano em Corumbá, com o ex-vereador Gabriel Alves de Oliveira, o Dr. Gabriel, como candidato a prefeito e a ex-deputada federal Bia Cavassa (PSDB), como vice. Além de unir os opositores, o plano inclui até o PSDB e isola o atual prefeito, Marcelo Iunes (PSDB).
Na iminência da abertura da janela partidária, as articulações estão pegando fogo, literalmente, na Cidade Branca. Os três primeiros colocados nas pesquisas, Dr. Gabriel, a ex-primeira-dama e o vereador Luciano Costa (PSDB) devem se unir no pleito municipal.
Veja mais:
Sem Duarte, Dr. Gabriel assume liderança e dois tucanos brigam em Corumbá, diz pesquisa
Com prefeito mal avaliado, Duarte e Dr. Gabriel disputam liderança em pesquisa para prefeito
Até o ex-prefeito Paulo Duarte (PSB), que deve assumir o mandato de deputado estadual com a cassação de Rafael Tavares (PRTB), deu aval para a articulação contra Iunes. Ele conta com a filiação do médico, que deve trocar o MDB pelo PSB nos próximos dias.
De acordo com o vereador Chicão Viana (PSD), a expectativa é de unir representantes da esquerda e da direita no entorno da candidatura de Dr. Gabriel. O PT deve abrir mão de lançar candidato para apoiar o ex-vereador. Bia Cavassa foi primeira-dama de Ruiter Oliveira, que foi prefeito pelo PT antes de chegar ao PSDB.
Viana afirmou que o sentimento entre os políticos e na população é de mudança. O prefeito Marcelo Iunes não conseguiu emplacar o seu candidato, o atual secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva, o Pardal, tem disputado a lanterna nas pesquisas.
“Uma cidade com um orçamento de aproximadamente R$ 1 bilhão está largada às traças”, lamentou Viana. Ele disse que além da sujeira nas ruas e avenidas, o município sofre com problemas gravíssimos, como a falta de UTI Neonatal e de remédios nos postos de saúde.
Nos últimos dias houve uma polêmica entre Marcelo Iunes e o PSDB. O prefeito destacou que o partido terá candidato próprio à sua sucessão. “Logo após a solenidade, em reunião com o ex-governador e Presidente Estadual do PSDB-MS, Reinaldo Azambuja, na presença do Vereador Roberto Façanha e do Secretário de Governo Luiz Antônio Pardal, reafirmamos o compromisso de que, em uma cidade do tamanho e importância política de Corumbá, com uma administração tucana, não pode prescindir do seu direito de ter um candidato a prefeito do partido!”, afirmou o tucano, desdenhando a articulação dos adversários.
“Luiz Antônio Pardal é o único pré-candidato do PSDB e, certamente, após um evento como o de hoje, somos sabedores que o partido vem forte para superar as expectativas em 2024! E, com as palavras do presidente, não existe em hipótese alguma uma candidatura do nosso partido para vice- prefeito”, garantiu Iunes.
O presidente regional do PSDB, Reinaldo Azambuja, teria enfatizado que a candidatura será definida por pesquisas e não está selada a candidatura de Pardal. A nota acabou levando adversários a postar a foto de Iunes com Reinaldo e Pardal como “fake news”. A disputa promete na Cidade Branca.