As eleições de 2024 terão o pontapé inicial com a divulgação da primeira pesquisa eleitoral registrada. O Instituto Ranking Brasil Inteligência vai divulgar a sondagem sobre a disputa pela Prefeitura de Campo Grande na quinta-feira (1º). Os números devem começar a definir os contornos da disputa.
O levantamento vai ser parâmetro para medir as forças da prefeita Adriane Lopes (PP), que buscará a reeleição, e o deputado federal Beto Pereira (PSDB), que será o nome do tucanato para chegar ao comando da Capital pela primeira vez.
Veja mais:
Avante avalia lançar Harfouche novamente ou indicar o vice na chapa de Adriane Lopes
Sem chance na disputa pela prefeitura, Carlão se “oferece” como candidato a vice-prefeito
André nega acordo com o PSDB para apoiar Beto Pereira e indicar filho de vice
Os números poderão fortalecer as candidaturas do ex-governador André Puccinelli (MDB) e da superintendente regional da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil). Ambos surgem na ponta nas pesquisas divulgadas no ano passado, mas alegam que dependem de recursos para enfrentar a campanha eleitoral.
Gato escaldado, Puccinelli admite que depende de recursos para manter o nome como candidato a prefeito. Rose segue na mesma linha e ainda depende da decisão da executiva nacional do União Brasil, que deverá bater o martelo após o Carnaval.
A deputada federal Camila Jara (PT) foi definida como pré-candidata pelo partido, mas vive sob a ameaça de ter o nome substituído por um acordão costurado pela cúpula petista em torno de Rose. A ex-deputada federal do PSDB já foi apontada como uma das apostas de Vander Loubet (PT) como o melhor nome para representar o grupo de Lula (PT) nas eleições municipais da Capital.
Os bolsonaristas estão indecisos, mas o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB) é o principal nome para disputar a prefeitura. A pesquisa pode ser usada para convencer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que vem à Capital no dia 24 de fevereiro, a definir quem apoiar na disputa da prefeitura.
Adriane Lopes sonha em ter o apoio de Bolsonaro e ser a candidata da direita e da extrema direita na Capital. Um bom desempenho de Contar no levantamento pode ser usado para convencer o ex-presidente a antecipar o nome do ex-deputado como o seu candidato a prefeito de Campo Grande.
Também correm por fora na disputa o deputado estadual Lucas de Lima (PDT) e o vereador Professor André Luís (Rede).
A pesquisa ouvirá mil eleitores entre os dias 25 e 30 deste mês. O levantamento é o primeiro registrado no Tribunal Superior Eleitoral e a divulgação poderá ser feita a partir de quarta-feira (31). O diretor do instituto, Tony Ueno, anunciou que os números serão publicados na quinta.