O Avante avalia várias opções para as eleições deste ano, mas as principais alternativas são lançar, novamente, o procurador de Justiça Sérgio Harfouche, como candidato a prefeito ou indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Adriane Lopes (PP). A informação é do presidente regional da sigla, Lúcio Soares.
“É exatamente isso que estamos construindo! O Avante pode, além de ter uma chapa de vereadores competitiva, que já é certo, caminhar para indicar a vice”, afirmou o cacique. A expectativa é manter a aliança com a prefeita, que busca a reeleição e trabalha para ser a única candidata da direita e da extrema direita na Capital.
Veja mais:
Sem chance na disputa pela prefeitura, Carlão se “oferece” como candidato a vice-prefeito
André nega acordo com o PSDB para apoiar Beto Pereira e indicar filho de vice
Um conto de 2 ex-governadores: Zeca hostilizado por petistas e André sonha com prefeitura
Outra alternativa é lançar Harfouche como candidato a prefeito. “O Avante me ofereceu a legenda para candidato a prefeito de CG, porém nada foi definido”, afirmou o procurador. Ele disputou a eleição em 2020, mas acabou tendo o registrado indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral por não ter renunciado ou pedido aposentadoria do Ministério Público Estadual.
O problema persiste porque Harfouche tentou se aposentar para disputar o Senado nas eleições de 2022, mas o pedido foi indeferido pelo MPE. A expectativa é de que ele tente a aposentadoria novamente para ficar livre para disputar um cargo eletivo e sofra o desgaste sofrido nas últimas duas eleições.
Independente da majoritária, o Avante priorizará a construção de uma chapa proporcional com 30 candidatos. O objetivo é ter pessoas com visibilidade na sociedade, mas que não possuem mandato eletivo. A meta do partido é eleger de dois a três vereadores nas eleições deste ano.
Soares não incluiu Harfouche entre os candidatos a vereador. O procurador de Justiça poderia ser um grande puxador de votos e entraria na briga para ser o campeão ao lado do ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD) e do ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), que são cotados para disputar uma das 29 vagas na Câmara Municipal.
Outro nome na praça para ser candidato a vice é o do presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB). Ele já se “ofereceu” como opção para a chapa do deputado federal Beto Pereira (PSDB) ou do ex-governador André Puccinelli (MDB).